Cuidados para sua viagem de fim de ano ser incrível3 minutos de leitura

fim de ano

O mês de dezembro está chegando ao fim, com isso começam as contagens regressivas para 2020 e para quem fez planos de viajar, listamos aqui alguns cuidados que devem ser tomados para sua viagem de fim de ano ser incrível, confira!

Clique aqui e acesse nosso post sobre os principais acidentes de carro e como evita-los.

Revisão do carro:

Confira alguns itens que não podem escapar da sua revisão antes da viagem de fim de ano:

Pneus:

O pneu é um dos itens que mais carece de inspeção. Não se esqueça de calibra-los e verificar se os estepes estão em bom estado. Os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade, pois são vitais para drenagem correta e prevenção da aquaplanagem.  

Rodas:

Procure amassados se as rodas forem de ferro. Se a pressão de um dos pneus estiver mais baixa que os demais, é provável que a roda esteja amassada e isso permite o vazamento de ar. O reparo é simples e pode ser feito em borracharias. Já em rodas de liga, atente-se para quebras e trincas, e dependendo do caso a substituição pode ser necessária.

Triângulo, macaco e chave de roda:

Além de serem itens obrigatórios, não basta apenas conferir se estão no carro, realize uma checagem de funcionamento, por exemplo, verifique se as hastes de apoio do triângulo não estão quebradas.

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas:

Muitas vezes são ignorados e deixados de lado, mas seus sintomas costumam aparecer em velocidades altas, atente-se para vibrações no volante, roda desbalanceada ou direção desalinhada.

Barulhos na suspensão:

Rangidos, ruídos ou batidas secas que se assemelham a algo frouxo devem ser verificados pela autorizada. As condições do pavimento podem desgastar as partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão.

Fluídos:

Na estrada, o motor realiza um esforço maior que no ciclo urbano, por isso, cheque o nível, a validade e os filtros dos mesmos, além de verificar se há vazamentos. Lembre-se de checar todos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não há mal em adiantá-lo.

Sistema elétrico:

Veja se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando regularmente. Substituir um desses itens é rápido e pode prevenir acidentes. Limpeza de vidros: Verifique se além dos limpadores e desembaçadores, o nível do reservatório de água e o estado das palhetas estão adequados. Em carros sem ar-condicionado, não é má ideia levar um pano de algodão e um spray anti-embaçante. Na chuva farão grande diferença.

Checklist viagem fim de ano:

Não se esqueça dos dois itens essenciais para passar o verão com saúde e bem-estar:

  • Protetor solar: O verão além de possuir altas temperaturas e muito sol, é a época em que mais são registradas altas incidências de raios UV e para você se proteger, não tem escapatória: filtro solar.
  • Água: O verão também é a época em que os cuidados com a hidratação devem ser redobrados já que o corpo elimina mais líquidos e sais minerais. Por isso, sempre leve uma garrafinha com você! Quem tem dificuldades em beber água, pode desfrutar de uma água de coco.

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Ana Clara Moreno

Trabalha no departamento de comunicação da Seguralta.
Ana Clara Moreno

Últimos posts por Ana Clara Moreno (exibir todos)