Pode ser uma ótima opção você adquirir carros usados ou seminovos, porém, é preciso tomar alguns cuidados na hora da escolha, da negociação e também se atentar às condições do seguro para o veículo desejado.
Qual é a diferença entre seminovos e carros usados?
Uma dúvida muito comum é saber quando o carro deixa de ser um carro seminovo e passa a ser um carro usado. Um carro é considerado seminovo quando ele ainda não ultrapassou os 3 anos de fabricação, 60mil km, mantém um estado de conservação excelente e que também não tenha tido diversos donos. Normalmente são vendidos com chamadas de “único dono” ou “baixa km”.
Qualquer característica citada acima diferente disso, você pode estar comprando um carro usado, ao invés de um seminovo e essa é a nossa primeira dica, pois, normalmente, os valores dos carros usados são inferiores aos carros seminovos.
Atenção aos vidros, pintura e borrachas
Mesmo cumprindo todos os requisitos para diferenciar um carro seminovo de um usado, pode ser difícil reconhecer se o carro se envolveu em algum acidente ou não. Por lei, todo vidro original do carro possui gravado a inscrição do número do chassi do veículo. Quando um vidro é substituído, essa marcação deixa de existir, mesmo sendo um vidro fornecido pela própria montadora ou fabricante. Outro indicador é uma possível diferença nos tons da pintura. Com um olhar minucioso é possível observar uma pintura mais recente. Frisos e borrachas também podem indicar possíveis batidas – se um lado for mais novo que o outro, é bom ficar atento, conversar com o vendedor e tentar esclarecer a história. O problema não é comprar um carro que já pode ter se envolvido em uma intercorrência dessa. O problema é comprar sem ter essa informação.
Multas, impostos e outros débitos
Tratamos deste assunto aqui no blog e é um ponto de atenção na hora da compra de um veículo. É muito importante que o mesmo esteja quitado, sem alienações financeiras, livre de multas e outros débitos como IPVA ou licenciamento. Todas essas informações podem, e devem, ser verificadas através do site do Detran.
Mecânicos e test-drive
Test-drive não precisa ser uma exclusividade de carros zero km. Permita-se dar uma volta no carro antes, se atentando aos barulhos, se o carro ligou sem dificuldade, a resposta da aceleração. Também é recomendado passar por terrenos irregulares, para verificar o estado de conservação da suspensão. Em caso de dúvida, faça esse test-drive na presença de um mecânico de sua confiança – e não um mecânico recomendado pela própria loja ou pessoa que estiver te vendendo o carro. Se você perceber que a pessoa está fazendo objeção ao pedido de levar o carro em um mecânico, recomendamos procurar um outro veículo.
Quanto vale os seminovos? E os carros usados?
O principal regulador de preços do mercado de usados é o próprio mercado, seguindo a lei da oferta e da procura. Tirando casos que podem ser tratados como oportunidades de negócio, existem duas formas de você verificar o valor daquele carro. A primeira, e mais conhecida delas, é através da Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Entrando no site da Tabela FIPE, basta preencher os dados que você deseja buscar, como marca, modelo e o ano desejado.
A segunda opção é o site da KBB – Kelley Blue Book. Nesse site, é levado em consideração a sua região, avaliação do estado de qualidade do carro, entre outros aspectos. Na dúvida de qual usar, recomendamos o acesso aos dois sites – dessa forma, encontra-se um valor médio do veículo desejado. Podendo também esses dois serviços serem utilizados no momento de venda de algum veículo seu.
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Eduardo Pimentel
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