O Seguro Viagem é essencial para quem ama viajar e não perde a oportunidade de explorar intensamente seu destino, inclusive, para alguns lugares pode ser obrigatório, visto que seu objetivo é oferecer suporte e ajudar o segurado a sanar problemas gerados por imprevistos.
Além de ser econômico e vantajoso, é uma forma eficaz de prevenir desgastes e dores de cabeça. Para ajudar você a aproveitar ao máximo seus momentos, listamos aqui tudo que você precisa saber sobre o Seguro Viagem.
O que é?
O Seguro Viagem é responsável por indenizar o segurado em casos de ocorrência dos riscos cobertos pela apólice, como acidentes pessoais, invalidez, morte, entre outros.
A cobertura vale o período da viagem, ou seja, embarque, permanência e retorno do viajante. Existem garantias para todos os destinos, desde viagens nacionais até no exterior, adequadas para todos os perfis de turistas.
Qual a diferença entre Seguro Viagem e Assistência de Viagem?
Basicamente, a função do seguro viagem é reembolsar os prejuízos e gastos extras como previsto na apólice contatada. A assistência de viagem, por sua vez, é apenas uma cobertura.
Por exemplo, com o Seguro Viagem, em casos de emergência hospitalar, o procedimento é realizado da seguinte forma: você paga seu atendimento e depois solicita o reembolso à seguradora.
Com a assistência de viagem, em casos de emergência, basta acionar a seguradora que você será encaminhado para o atendimento sem pagar nada, além de recebe auxilio no atendimento.
Mas qual escolher? Não precisa se preocupar, em 2014, uma resolução da Susep (Superintendência de Seguros Privados) definiu que a assistência de viagem e o seguro viagem passariam a ser contratos juntos. Portanto, quem escolhe qual será o melhor procedimento é você.
Portanto, enquanto você estiver dentro da área de atendimento da assistência de viagem, você pode tanto optar por esse auxílio quanto por um atendimento normal, com o reembolso.
Quais as coberturas do Seguro Viagem?
O Seguro Viagem possuí planos individuais e empresarias. Geralmente, nos casos de compras individuais, as viagens possuem finalidade turística e as seguradoras em convenio com as agências de viagem, disponibilizam algumas coberturas inclusas no pacote do passeio, não havendo, portanto, a necessidade de contratação.
Já em planos empresariais, a contratação é feita por intermédio da empresa, que determina um executivo para representa-la em uma viagem profissional.
Clique aqui e entenda quais os cuidados são necessários na hora de contratar seu Seguro Viagem!
Quais os tipos de cobertura?
O Seguro Viagem possui coberturas obrigatórias e adicionais tanto para viagens turísticas ou profissionais. Nos casos de viagens internacionais as coberturas obrigatórias são para casos de acidente pessoal, invalidez, morte, despesas médicas, hospitalares e odontológicas. Para viagens nacionais, essas coberturas são opcionais.
Há ainda, em viagens internacionais, a cobertura de retorno do segurado no caso de impedimento como passageiro regular, translado médico e translado de corpo.
As modalidades de cobertura variam de acordo com o destino, objetivo e meio de transporte da viagem. Esses critérios dividem em nacionais, internacionais, para estudos, corporativos e marítimos. Havendo, ainda, planos para quem pratica esportes radicais ou de alto risco. Cada uma das modalidades tem coberturas específicas e outras que são comuns.
Os planos também variam para quem viaja sozinho com frequência ou com a família.
Por que contratar?
Pesquisar informações, organizar malas com antecedência, programar cuidadosamente hospedagem, passeios e compromissos realmente ajuda a prevenir gastos extras, mas imprevistos acontecem e com o Seguro Viagem, você pode reduzir ou até excluir prejuízos.
O preço para adquirir um Seguro Viagem é bastante atraente, o custo gira em torno de 5% do valor da viagem.
Faça já sua cotação com a Seguralta e aproveite tranquilamente sua viagem!
Você achou esse post útil?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média dos resultados: / 5. Contador de votos:
Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!
Vamos melhorar juntos?
Obrigado pelo comentário.
Ana Clara Moreno
Últimos posts por Ana Clara Moreno (exibir todos)
- CNH Digital: quais as vantagens e como obter? - 13/02/2020
- Confira tudo sobre a Tabela Fipe! - 06/02/2020
- Seguro sem perfil: o que é e como funciona? - 30/01/2020