Seguro Saúde é a mesma coisa que Seguro de Vida?4 minutos de leitura

Keep calm and stay safe!

Apesar de direcionarem soluções especificamente para pessoas, os dois produtos têm propósitos diferentes. Enquanto o Seguro Saúde é para ser utilizado em vida, o Seguro de Vida pode ser utilizado em vida ou morte.

Em março de 2020, após a OMS classificar como pandemia a circunstância com o novo coronavírus, o número de pessoas procurando por seguro de vida, seguro saúde ou plano de saúde teve aumento significativo quando comparado com meses anteriores.

Essa preocupação é muito pertinente, afinal, o inesperado pode sim acontecer conosco e tanto o Seguro de Vida quanto com o Seguro Saúde, garantem conforto e qualidade de vida para as famílias.

Imagine que um ente seu adoeceu e precisou de cuidados hospitalares especiais que custaram uma pequena fortuna. Você não estava preparado para desembolsar esse dinheiro, mas sem dúvidas o bem-estar daquela pessoa é prioridade, não importando a situação financeira. Essa conjuntura não seria menos desconfortável se você tivesse contato com o reembolso dos serviços utilizados?

Sua única preocupação deveria ser em dar atenção e suporte emocional para essa pessoa e para outros membros da família, e não com gastos ou se haverá um serviço de qualidade ou se será prontamente atendido.

Num primeiro momento, as seguradoras ainda consideravam pandemias como riscos excluídos do Seguro de Vida (quando não há cobertura para tal), mas isso mudou! Leia mais sobre a inclusão de coberturas para Covid-19.

Mas afinal, quais as diferenças desses dois seguros?

Seguro de Vida

Garante indenização para morte natural ou acidental e pode contar com diferentes assistências. Veja aqui as diferenças entre cobertura e assistência.

  • Cobertura básica: morte por causa natural ou acidental.
  • Adicionais: indenização especial de morte por acidente e assistência funeral (individual ou familiar);
  • Invalidez funcional ou laborativa permanente por doença;
  • DIT – Diária por Incapacidade Temporária;
  • Doenças graves;
  • Diária por internação hospitalar.

Seguro Saúde

Essa modalidade é bem semelhante a qualquer outra: o segurado paga um prêmio (mensalidade) que varia conforme seu perfil e os riscos potenciais.


O cliente é livre para escolher o profissional ou instituição médica que desejar e será reembolsado pelas despesas com consultas, exames laboratoriais, cirurgias, tratamentos gerais.

Os reembolsos vão seguir os critérios do plano escolhido, de acordo com o limite previsto em contrato. Além de não limitar suas escolhas na hora de escolher médicos, clínicas e hospitais, o Seguro Saúde ainda tem grande variedade de coberturas, se tornando flexível e exclusivo para atender suas reais necessidades.

Seguro Saúde x Plano de saúde

Os planos de saúde oferecem atendimento da sua própria rede ou de redes credenciadas, exceto em casos de urgência e emergência fora da região de atendimento do plano. Também são excepcionais os casos de reembolso nesse tipo de contrato.

Tipos de planos do Seguro Saúde

Ambulatorial:

  • Compreende consultas médicas ilimitadas em consultório e ambulatório;
  • Atendimentos e procedimentos de urgência e emergência;
  • Realização de exames de laboratório e de imagem;
  • Procedimentos especiais, como hemodiálise;
  • Neste plano, existe o limite de permanência de até 12h no hospital, não cobrindo internações.

Hospitalar:

  • Cobre internações hospitalares com diárias ilimitadas, inclusive na UTI;
  • Abrange todos custos associados à internação durante o período que estiver sendo atendida;
  • Atendimentos de urgência e emergência que possam evoluir para internação e remoção do paciente para outro hospital;
  • Ainda existe o plano hospitalar com obstetrícia, que acrescenta procedimentos relativos ao pré-natal, assistência ao parto e ao recém-nascido durante os primeiros 30 dias de vida contados a partir do nascimento ou adoção.

Odontológico:

  • Têm coberturas para procedimentos em consultórios, exames clínicos e radiológicos, odontologia estética, endodontia, periodontia, urgência e emergência e cirurgias menores.

Referência:

  • O mais completo dos planos abarca atendimento ambulatorial, hospitalar e de obstetrícia, com assistência odontológica ou não.

Você já está seguro?

Se ainda não tem um corretor de confiança para te ajudar na escolha do seguro ideal, clique aqui e encontre um pertinho de você.

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?