Seguro de Vida: Conheça os termos mais comuns ao contratar3 minutos de leitura

Ao adquirir qualquer produto é essencial que você entenda pelo que está pagando, mas em alguns casos, como no seguro de vida, possuem muitos termos técnicos e acaba dificultando o entendimento do produto. Para auxiliar você nessa questão, preparamos alguns termos que mais geram dúvidas na hora da contração de um seguro de vida.

O seguro de vida é o que garante o pagamento de uma indenização ao segurado pela antecipação especial por doença, invalidez permanente total ou parcial por acidente ou ao beneficiário em caso de morte natural ou morte acidental. Portanto, é um produto com várias especificações que utilizam de termos poucos conhecidos ou que possuem dificuldade para serem entendidos, como:

Beneficiário: pessoa física ou jurídica indicada na apólice para receber o benefício na ocorrência de sinistro coberto pelo seguro. A nomeação é de livre escolha do segurado e pode ser mais de um beneficiário.

Benefício: valor pago pela seguradora aos beneficiários na ocorrência de sinistro coberto pelo seguro.

Carência: período estabelecido nas condições gerais do seguro no qual o segurado ou o beneficiário não terá direito ao recebimento do benefício na ocorrência de sinistro coberto pelo seguro.

Declaração pessoal de saúde – DPS: conjunto de informações fornecidas pelo segurado para a seguradora sobre suas condições de saúde, seu histórico médico familiar e suas atividades.

Período de não contestação: período definido nas condições gerais do seguro, no qual a seguradora não pode alegar doença ou lesão preexistente para contestar o pagamento de benefício.

Período de suspensão: o segurado não tem direito às coberturas, mas pode restabelecê-las se reabilitar a apólice. O período de suspensão está previsto nas condições gerais do seguro.

Período de tolerância: período definido nas condições gerais do seguro durante o qual mesmo após o vencimento do prêmio não pago o segurado mantém direito às coberturas contratadas.

Período de vigência: tempo pelo qual a proteção contratada permanece válida, mediante o devido pagamento dos prêmios.

Provisão Matemática de Benefícios a Conceder (PMBaC): montante formado pelas seguradoras para garantir o pagamento dos benefícios na ocorrência de sinistro coberto pelo seguro.

Valor de resgate: esse valor costuma estar disponível após um prazo definido pela seguradora. O recebimento de parte do valor de resgate disponível implica na redução do capital segurado e já ao resgatar todo o valor disponível, o seguro é automaticamente cancelado.

Vale lembrar que para uma compreensão maior do seguro de vida e seus termos, o consultor de seguros é a pessoa mais indicada para solucionar dúvidas, já que é um profissional habilitado e possui conhecimento detalhado sobre o produto.

Consulte um consultor Seguralta para solucionar suas dúvidas e entender sobre outros termos técnicos que aparecem na hora da contratação do seguro de vida.

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Seguralta

Realizar e proteger os sonhos de nossos clientes, franqueados e colaboradores, através de soluções em seguros, consórcios e produtos financeiros.
Seguralta