Seguro Bullying: O que é e como funciona?

O seguro bullying na verdade é uma cobertura de responsabilidade civil para a instituição de ensino. Essa cobertura garante o reembolso das despesas que a instituição terá se for responsabilizada judicialmente por atos de bullying ocorridos em suas dependências causados por alunos, professores e funcionários.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que 7,4% dos alunos do país declararam sentimentos de humilhação e provocação por seus pares. Com base em dados de 2016, indica-se ainda que 19,8% dos estudantes disseram ter “esculachado”, zombado, intimidado ou caçoado de seus colegas.

O bullying é a prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima e geralmente acontece dentro de escolas e faculdades.

A partir do novo Código Civil, o estabelecimento de ensino é considerado como corresponsável pelos atos de bullying que ocorrem em suas dependências, por isso é essencial que a escola possua uma garantia financeira em caso de pagamento de indenizações a esses alunos.

Além da cobertura de responsabilidade civil, o seguro contratado pela escola conta com proteção contra incêndio, queda de raios, explosão e queda de aeronaves, com possibilidade de contratação de diversas outras garantias adicionais, como roubo de equipamentos e quebra de vidros. Benefícios como assistência 24h também são inclusos no seguro.

É importante lembrar que a segurança na escola deve ser item fundamental, de forma que pais e alunos sintam-se confortáveis e protegidos. Entre em nosso site e solicite uma cotação para proteger sua instituição de ensino.