Saiba como pedalar com segurança no trânsito

dicas-para-pedalar-com-segurança.jpg

O uso da bicicleta no trânsito está cada vez mais comum entre os brasileiros. Apesar de surgirem mais ciclovias, principalmente nas capitais brasileiras, muitos ciclistas ainda precisam dividir as ruas com os demais veículos, assim tendo que redobrar os cuidados ao decidir pedalar pela cidade.

Além de ser um meio de transporte alternativo, a bike proporciona momentos de lazer, muitos benefícios à saúde e ao meio ambiente. Mas, pedalar no trânsito com segurança, exige boas práticas e atenção ao que acontece ao seu redor, diminuindo as chances de sofrer um acidente. Por isso, separamos algumas dicas de segurança para que você possa utilizar a sua bike sem medo.

Pedale na mão mais segura da via

O ciclista nunca deve andar pela contramão, já que essa situação favorece uma colisão frontal com outros veículos. Em uma colisão frontal o impacto será muito maior do que uma colisão traseira, uma vez que serão somadas as velocidades do carro com a do ciclista.

Por exemplo, se está pedalando a 20km/h e bate de frente com um carro que estava a 40km/h, o impacto que sofrerá será relativo a bater em uma parede de concreto a 60km/h.

Mantenha-se a direita

O veículo mais lento deve sempre se manter a direita, no caso das bikes não é diferente.

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) os ciclistas devem pedalar pelo acostamento ou pelo bordo da pista, que nada mais é que a margem da pista, quando não houver ciclovia ou ciclofaixa no trânsito. O ideal é pedalar na faixa de 1/3 da via, que lhe dá espaço para desviar de buracos, sem precisar subir na calçada.

Sinalize seus movimentos

Sinalizar os movimentos diminui muito o risco de acidentes com outros veículos, já que os condutores precisam saber que você irá virar à direita, à esquerda, que irá mudar de faixa, etc.

O sinal é simples, basta esticar o braço na direção de onde está indo.

Garanta que seja visto

Utilize luzes de iluminação, refletores, roupas claras e vibrantes, tanto de dia quanto pedalando à noite. Quanto mais se destacar, menor o risco de acidentes.

Mantenha distância

Ao pedalar ao lado de um veículo em movimento, o ideal é manter a distância de 1,5 do carro, assim você evita uma colisão e possíveis acidentes. Vale lembrar que fazer curvas ao lado de veículos também é algo muito perigoso, principalmente ônibus e caminhões.

Utilize sempre equipamentos de proteção

O uso do capacete faz uma grande diferença em um acidente e pode salvar sua vida. Luvas também são sempre bem-vindas, já que sempre se utiliza as mãos para se proteger em uma queda.

Esteja sempre atento

Olhe longe, observe o comportamento dos carros ao seu redor, escute o trânsito atrás de você, esteja sempre consciente do trajeto que irá fazer, onde deverá ter mais cuidado e onde poderá pedalar um pouco mais relaxados.

Não faça uso de fones de ouvido

Ao utilizar fones de ouvido enquanto pedala, você se coloca em uma situação de risco, além de desconcentrar, pode impedir que você ouça algum barulho ou sinal na rua.

A conscientização do uso das bicicletas nas vias de tráfego faz parte do movimento Maio Amarelo, que visa preservar a vida no trânsito. Por isso, é importante se manter atento não apenas ao pedalar, mas também quando estiver na posição de condutor ou de pedestre para que a rua se torne um lugar seguro para todos.