Perda total em carro financiado. O que fazer?

O que fazer quando tem perda total em carro financiado

Quando um carro que é financiado sofre uma perda total ou é roubado, passa por um processo diferente dos demais para receber a indenização e acaba gerando muitas dúvidas no momento do sinistro.

Neste caso, a indenização não é passada totalmente para o segurado. Isso acontece porque o carro que não foi quitado está alienado à instituição financeira em qual foi financiado, ou seja, o carro ainda é da instituição e você apenas usufrui do veículo até que ele esteja totalmente pago.

Se você está passando por essa situação, saiba que existem três opções para receber a indenização. Confira:

Quitar o financiamento e receber a indenização da seguradora.

A primeira opção é quitar o financiamento com a instituição financeira primeiro e depois receber a indenização integral da seguradora.

Vale lembrar que a indenização cobre apenas o valor do bem, não os juros do financiamento. Por outro lado, quando o pagamento de uma dívida é antecipado, paga-se apenas o principal não sendo permitido a cobrança de juros.

A seguradora quita o financiamento e o segurado recebe a diferença.

A segunda opção é seguradora quitar o financiamento utilizando a indenização até onde o valor está determinado e caso sobre alguma quantia é repassado para o segurado.

Exemplo: Se você ainda deve 15 mil no financiamento e possui 50 mil de indenização, a seguradora pagará os 15 mil para a instituição financeira e os 35 mil serão repassados para você.

Comprar outro veículo e substituir a garantia da dívida.

Caso você não tenha como quitar o financiamento e/ou tenha o saldo devedor maior que o valor integral da indenização, a terceira opção é negociar a substituição da garantia, onde a instituição financeira e a seguradora são informadas que a indenização será usada para comprar outro carro, que deverá ser alienado no lugar do anterior.

A instituição não é obrigada a aceitar essa alternativa e, nesse caso, cabe a você renegociar as condições de pagamento.

Converse com um Consultor(a) Seguralta, entenda como funciona todo o processo de indenização no caso de carros financiados e qual é a melhor opção para você.