Para que servem as mudanças na nova CNH?2 minutos de leitura

nova-cnh
Nova CNH entra em vigor a partir de janeiro de 2017.


A partir deste ano, os brasileiros irão se deparar com uma nova CNH. As mudanças atendem à resolução do Contran e serão válidas em todo o país. Por isso, é bastante importante você ficar por dentro do que muda no documento. Quer saber o que há de novo e para que servem essas mudanças? Confira abaixo.

O que muda na nova CNH

 

Cor

A tarja localizada no topo do documento terá o azul esverdeado substituído pela cor preta. A impressão permanece em alto relevo.

 

Mapa do Estado

A mesma tarja terá em seu lado direito o mapa do estado que emitiu a habilitação.

 

Números de Identificação

  • Dois números de identificação nacional: Registro Nacional e Número do Espelho da CNH.
  • Um número de identificação estadual: Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

 

QR-Code

Uma das principais novidades em termos de tecnologia da informação, os documentos terão um QR-Code que conectará a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), fornecendo os dados do motorista. O código será um quadrado de 5cm localizado no verso inferior da carteira e será implementado a partir de maio.

 

Tinta Especial

O mapa do Brasil, no canto superior esquerdo, passa a ser impresso com uma tinta especial que dificulta a falsificação. Todo o fundo do documento ficou mais amarelado e alguns elementos gráficos, como números, poderão ser conferidos com o uso de luz ultravioleta.

 

Imagem de Fundo

Brasões da República impressos no fundo só poderão ser vistos com luz negra. Uma holografia com a sigla CNH impressa repetidas vezes ficará localizada na parte inferior. Novos fios de microletras, itens em relevo e microimpressão também irão garantir maior segurança.

 

Código Numérico

Um novo código de validação, composto por dados individuais de cada CNH, vai permitir aos agentes de trânsito validar a habilitação por meio de um aplicativo.

 

Mas para que servem?

nova-cnh-documento
Fonte: NV1

De maneira geral, todas essas mudanças servem para:

  • Dificultar as falsificações;
  • Aumentar a segurança do documento;
  • Melhorar a organização das informações;
  • Facilitar a identificação dos condutores pelos agentes de trânsito;

Concluindo…

Todas essas mudanças são válidas para os documentos expedidos a partir de 2017 em todo o Brasil. Mas não se preocupe, pois nada muda para quem tem a CNH atual.

Os condutores não precisam fazer a troca imediatamente. A carteira atual continua valendo até sua data de vencimento. Além disso, os valores para obtenção ou renovação permanecem os mesmos.

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Seguralta

Seguralta

Realizar e proteger os sonhos de nossos clientes, franqueados e colaboradores, através de soluções em seguros, consórcios e produtos financeiros.
Seguralta

Últimos posts por Seguralta (exibir todos)