O Brasil é um país predominantemente tropical, nossos verões são quentes acompanhados de chuvas fortes que comumente causam enchentes e estragos irreparáveis. Mas o que fazer quando o seu carro passa por uma enchente?
Listamos aqui quais cuidados e procedimentos você deve adotar no caso do seu carro passar por uma enchente.
O que acontece quando o carro passa por uma enchente?
Existem casos simples e complexos. Um caso simples, por exemplo, seria o barro entrar pela porta e se acumular no assoalho. Um caso complexo, seria o calço hidráulico.
O calço hidráulico é causado por um erro muito comum que a maioria dos motoristas comete que é entrar na área alagada com o motor em funcionamento. O que acontece é que o motor ligado aspira a água e tem que fazer um esforço maior, pois a água entra nos cilindros impedindo o curso dos pistões, o que acaba por deformar os componentes. Por isso ao comprar carros ou peças usadas tome cuidado, depois do carro passar por uma enchente é muito difícil de ser recuperado, confira nossas dicas de como escolher seu veículo usado clicando aqui.
Meu carro passou por uma enchente e eu não tenho seguro. O que fazer?
Apesar dos especialistas afirmarem que todo o carro que passa por uma enchente pode ser restaurado, os carros se degradam muito depois de passar por um alagamento. Então o custo benefício deve ser avaliado.
Caso seu carro passe por uma enchente e você não tenha seguro, você precisa agir rápido, o carro não pode ficar parado muito tempo porque a água atingiria mais peças, mas também não pode ser ligado, pois pode ocasionar o calço hidráulico. Ambas as situações prejudicam o circuito elétrico. Então você deve acionar o guincho.
Nos casos simples, normalmente, é necessário fazer um desmonte parcial para realizar a higienização e limpeza do veículo (bancos, painel, tapetes, carpetes e forrações) até ficarem adequados ao uso.
Nos casos mais complexos, quando os componentes elétricos são afetados, as peças precisam ser reparadas ou substituídas, mas prepare o bolso porque os custos são altos e a espera costuma ser grande.
Portanto, sempre que possível fuja das enchentes para não ter prejuízos. Quanto mais componentes elétricos se danificarem, maior será o seu gasto e seu desgaste.
Meu carro passou por uma enchente, mas eu tenho seguro. O que fazer?
As seguradoras possuem diversas coberturas e entre elas está a da enchente e fenômenos naturais. Essa cobertura cobre o sinistro e proporciona maior tranquilidade ao proprietário do veículo no processo de restauração.
Então, após seu carro passar por uma enchente, basta informar seu corretor que ele providenciará um aviso de sinistro e um guincho.
O seguro cobrirá danos de até 75% do valor do veículo, acima disso o carro é considerado perda total e seu concerto se torna inviável.
A única exceção de cobertura é se for comprovado que o condutor expôs o veículo ao incidente, forçando a passagem pela água.
Faça uma cotação agora no site da Seguralta e proteja o seu veículo!
Você achou esse post útil?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média dos resultados: / 5. Contador de votos:
Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!
Vamos melhorar juntos?
Obrigado pelo comentário.
Ana Clara Moreno
Últimos posts por Ana Clara Moreno (exibir todos)
- CNH Digital: quais as vantagens e como obter? - 13/02/2020
- Confira tudo sobre a Tabela Fipe! - 06/02/2020
- Seguro sem perfil: o que é e como funciona? - 30/01/2020