O que fazer quando o carro passa por uma enchente?3 minutos de leitura

Meu carro passou por uma enchente

O Brasil é um país predominantemente tropical, nossos verões são quentes acompanhados de chuvas fortes que comumente causam enchentes e estragos irreparáveis. Mas o que fazer quando o seu carro passa por uma enchente?

Listamos aqui quais cuidados e procedimentos você deve adotar no caso do seu carro passar por uma enchente.

O que acontece quando o carro passa por uma enchente?

Existem casos simples e complexos. Um caso simples, por exemplo, seria o barro entrar pela porta e se acumular no assoalho. Um caso complexo, seria o calço hidráulico.

O calço hidráulico é causado por um erro muito comum que a maioria dos motoristas comete que é entrar na área alagada com o motor em funcionamento. O que acontece é que o motor ligado aspira a água e tem que fazer um esforço maior, pois a água entra nos cilindros impedindo o curso dos pistões, o que acaba por deformar os componentes.  Por isso ao comprar carros ou peças usadas tome cuidado, depois do carro passar por uma enchente é muito difícil de ser recuperado, confira nossas dicas de como escolher seu veículo usado clicando aqui.

Meu carro passou por uma enchente e eu não tenho seguro. O que fazer?

Apesar dos especialistas afirmarem que todo o carro que passa por uma enchente pode ser restaurado, os carros se degradam muito depois de passar por um alagamento. Então o custo benefício deve ser avaliado.

Caso seu carro passe por uma enchente e você não tenha seguro, você precisa agir rápido, o carro não pode ficar parado muito tempo porque a água atingiria mais peças, mas também não pode ser ligado, pois pode ocasionar o calço hidráulico. Ambas as situações prejudicam o circuito elétrico. Então você deve acionar o guincho.

Nos casos simples, normalmente, é necessário fazer um desmonte parcial para realizar a higienização e limpeza do veículo (bancos, painel, tapetes, carpetes e forrações) até ficarem adequados ao uso.

Nos casos mais complexos, quando os componentes elétricos são afetados, as peças precisam ser reparadas ou substituídas, mas prepare o bolso porque os custos são altos e a espera costuma ser grande.

Portanto, sempre que possível fuja das enchentes para não ter prejuízos. Quanto mais componentes elétricos se danificarem, maior será o seu gasto e seu desgaste.

Meu carro passou por uma enchente, mas eu tenho seguro. O que fazer?

As seguradoras possuem diversas coberturas e entre elas está a da enchente e fenômenos naturais. Essa cobertura cobre o sinistro e proporciona maior tranquilidade ao proprietário do veículo no processo de restauração.

Então, após seu carro passar por uma enchente, basta informar seu corretor que ele providenciará um aviso de sinistro e um guincho.

O seguro cobrirá danos de até 75% do valor do veículo, acima disso o carro é considerado perda total e seu concerto se torna inviável.

A única exceção de cobertura é se for comprovado que o condutor expôs o veículo ao incidente, forçando a passagem pela água.

Faça uma cotação agora no site da Seguralta e proteja o seu veículo!

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Ana Clara Moreno

Trabalha no departamento de comunicação da Seguralta.
Ana Clara Moreno