Novas Placas Mercosul

Desde o começo de setembro de 2018, o estado do Rio de Janeiro começou a emplacar seus carros seguindo um novo padrão de placas: A placa Mercosul.

O padrão alfanumérico de 4 letras e 3 números é o novo padrão de identificação de veículos no Brasil, resultado de um acordo feito em 2014 entre os países integrantes do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), que atualmente é formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O objetivo da nova placa é padronizar e facilitar a identificação dos veículos nos países-membros do Mercosul, além de garantir mais segurança contra falsificações e fraudes.

Diferente do padrão RENAVAM, utilizado desde os anos 90, a cor de fundo das placas sempre será branca. A única variação de cor será apenas da fonte, sendo de veículos de passeio a cor preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado.

Nas motos, o padrão se manterá o mesmo, apenas com as dimensões menores. Veja, no infográfico disponibilizado pelo G1, como são as novas placas:

A substituição das placas do modelo atual (RENAVAM) pelas do padrão Mercosul será de forma gradual até 2023. Ela deverá ser feita em caso de transferência de município ou troca de categoria, mas os proprietários que desejarem fazer a troca podem se adiantar.

Você pode acessar o site da Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) para saber mais sobre o novo padrão de placas do Brasil.

Fontes: G1, Estadão e Serpro.