Manutenção de Veículos e Revisão Programada

Comprar um carro zero ainda é o sonho de muitas pessoas e, zero km ou não, é responsabilidade do motorista cuidar bem do seu tão sonhado veículo. A manutenção do seu carro, também chamada de revisão programada, nada mais é do que um guia. Indicada pela própria montadora, a revisão programada é uma lista de manutenções que devem ser realizadas em cada quilometragem alcançada pelo veículo.

Como é de se esperar, a manutenção prevista poderá ser mais complexa com o passar do tempo, mas, o principal benefício em realizar essas revisões programadas é o aumento da segurança durante condução do veículo, redução dos gastos com manutenção inesperada ou até mesmo reduzir o risco de acidentes indesejados durante uma viagem. Com a redução dos imprevistos, é possível economizar na renovação do seu seguro garantindo seus bônus, como por não ter utilizado o serviço de guincho, por exemplo. Fique atento, pois é necessário confirmar com a sua seguradora se esse benefício faz parte do serviço contratado.

Também é importante reforçar que cada montadora possui um plano de manutenção próprio pensado e estudado para cada modelo de carro. Em veículos mais novos, é possível ver no painel o momento correto para realização da manutenção – normalmente esse momento é anunciado por uma chave ou pela palavra INSP (derivada de Inspeção), no painel de instrumentos do veículo.

Veja no exemplo abaixo, o guia de manutenção preventiva do modelo Chevrolet Onyx 2017, extraído do Manual de Proprietário:

Quadro de Manutenção Preventiva Chevrolet Onyx:

Manutenção Preventiva - GM Onyx 2018
Fonte: Manual do Proprietário GM Onyx 2018

No caso do GM Onyx, a manutenção é prevista a cada 10.000km.

No momento de realizar a manutenção, é importante analisar os termos de garantia do seu veículo, como a oficina ser reconhecida oficialmente pela montadora para manter a garantia já prevista.

Quando falamos em carros semi-novos, vale lembrar de seguir a risca todas as manutenções previstas. Também é recomendado sempre o uso de peças originais e mão de obra em oficinas especializadas e autorizadas pela montadora.

Outras manutenções, devem ser analisadas frequentemente, como a condição do pneu, se todas as lâmpadas estão em pleno funcionamento, entre outros itens. Esse tipo de cuidado pode prevenir acidentes, além de evitar as indesejadas multas.

Verifique com seu corretor de seguros se a cobertura contratada cobre a troca das lâmpadas do seu veículo e outras vantagens do seu seguro.

Plano de Manutenção Hyundai HB20:

Manutenção Preventiva Hyundai HB20
Fonte: Manual do Proprietário Hyundai HB20

A tabela acima mostra itens que devem ser inspecionados (“I”) ou itens que devem ser substituídos (“S”).

Outro tipo de manutenção que também deve ser realizada seguindo o manual, é o rodízio dos pneus. Para o veículo Ford Ka, modelo 2015/16, é recomendado que seja feita a troca a cada 10.000km, de acordo com a imagem abaixo:

Rodízio de Pneus - Ford KA
Fonte: Manual do Proprietário – Ford KA

Em resumo, as dicas deste texto e outras estão disponíveis no manual de proprietário do veículo. Sua leitura é de extrema importância, evitando acidentes, multas e até mesmo redução de gastos com o seu veículo. Caso você não possua o seu manual de proprietário, é possível localizar na internet ou até mesmo se informar em uma concessionária da sua montadora.