Home Office: é tempo de se adaptar4 minutos de leitura

Home Office significa, literalmente, “escritório em casa”

Nas últimas semanas nos deparamos com um cenário totalmente novo e inesperado: estamos vivendo uma pandemia. E agora? Como agir frente ao medo, à insegurança, à nova rotina em que fui inserido?

Do dia para a noite, empresas e famílias precisaram buscar soluções para se manterem ativos e protegidos, concomitantemente. Portanto, é normal nos sentirmos um pouco perdidos e ansiosos, afinal, transformar nosso lar em ambiente de trabalho tem lá suas vantagens, mas também traz muitos desafios – tanto para nós, colaboradores, quanto para a empresa.

O Home Office costumava ser um benefício oferecido para o colaborador que estava, por exemplo, cuidando de sua saúde ou de questões pessoais. Com a pandemia do novo coronavírus, a história mudou e quem pode fazer home office, deve se considerar privilegiado. É preciso ter consciência que o ato de ficar em casa beneficia a TODOS, não somente os que estão ao seu redor.

A seguir, veja algumas orientações que poderão facilitar sua adaptação para o novo modelo de trabalho.

Ambiente

Não é preciso ter um escritório, um cômodo inteiro da casa voltado para o trabalho. Porém, é muito importante escolher um lugar fixo, onde fique todos materiais necessários à mão. Isso já vai ajudar no estabelecimento de uma rotina, e, caso você more com outras pessoas, elas entenderão a delimitação: quando o espaço estiver ocupado, a pessoa não deve ser incomodada.  

Se você tem crianças em casa e outras pessoas responsáveis que possam cuidar delas, divida as responsabilidades igualmente. Caso não tenha, dialogue com os pequenos explicando detalhadamente como será a nova rotina.

Decoração

Use a criatividade e reinvente móveis e objetos que já possui, dando a eles novas funções. Torne o recinto inspirador, agradável aos olhos, estimulante. Tudo isso também é importante para diferenciar o local dos outros ambientes da casa, assim nosso cérebro entende que nesse espaço é onde devemos nos concentrar e produzir.

Iluminação

Procure dispor sua mesa em frente à uma janela, a luz natural e a ventilação te farão economizar energia e se sentir mais disposto. Se não for possível, providencie uma luminária ou abajur, ambientes escuros podem causar tensão nos olhos, provocando desconforto e sonolência.

Horários

A linha para ultrapassar o horário do expediente é muito tênue. Falamos sobre ser produtivos e aumentar ao máximo essa produtividade estando em casa, mas não podemos nos esquecer de que não somos máquinas. É imprescindível se levantar, fazer um alongamento, se hidratar, tomar um café e interagir com outras pessoas!

Respeite os horários de almoço, entrada e saída. Sempre avise seus colegas de equipe quando estiver presente e quando for preciso se ausentar, isso evita imprevistos e situações constrangedoras.

Organização e limpeza também ajudam na produtividade! Pense o seguinte: você consegue focar totalmente em um objetivo estando cercado de bagunça e sujeira?

Você é gestor de equipe?

Esteja presente, passe segurança e seja fonte de otimismo.

Comunique-se: o tempo todo!

Seus colaboradores podem estar se sentindo perdidos ou tendo dificuldades com a adaptação, deixe claro que o canal de comunicação entre vocês está aberto. Pergunte a cada um como foi o dia deles, se está tudo bem e se precisam de ajuda. Saber que existe apoio é crucial.

Quem trabalha de casa pode ter dúvidas se o que está fazendo está de fato correto. E se não existe o processo para a pessoa expressar o que está sentindo, a insegurança permanece.

Planeje reuniões diárias por videoconferência

Alinhe a equipe no começo do expediente para que as demandas daquele dia e semana sejam entregues harmonicamente, sem comunicação cruzada. “O que é prioridade para hoje? Quais imprevistos podem surgir e quem estará disponível para atendê-los?”

Peça para que liguem suas câmeras, olhar nos olhos é importante! Ainda que sejam assuntos simples e rápidos, o acompanhamento é importante para o colaborar, novamente, sentir que existe apoio e que o trabalho que ele está executando continua sendo visto e valorizado.

Seu time precisa da rotina e das interações.

A incerteza do futuro realmente nos abala, mas confie e continue fazendo o seu melhor. Aproveite o tempo em casa para tirar projetos antigos do papel, participar da vida dos seus filhos, desenvolver uma nova habilidade, aprender um idioma, ler um livro. Não se limite e aproveite as oportunidades!

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?