Alguns de seus hábitos no trânsito que podem gerar multas e você ainda nem percebeu. A infrações que podem ser cometidas pelos motoristas no trânsito são classificadas como gravíssimas, graves, médias ou leves e são aplicadas de acordo com o grau de risco que o motorista se colocou e colocou outras pessoas.
Quanto mais grave a infração, mais cara é a multa e maior é o número de pontos na CNH. Vale lembrar que o motorista que soma 20 pontos em 12 meses, tem a habilitação suspensa e perde o direito de dirigir. Entenda os tipos de multas:
Infrações Leves:
São multas mais brandas, que rendem apenas três pontos na CNH. Se o motorista não cometeu a mesma infração nos 12 meses anteriores, pode pedir a conversão da multa leve em advertência por escrito.
Ex: Usar a buzina de forma prolongada e sucessiva entre 22h e 6h.
Infrações Médias
Um pouco mais sérias que as anteriores, mas também são de pouca gravidade, e rendem quatro pontos na CNH. É possível convertê-las em advertência também.
Ex: Passar propositalmente com o veículo sobre poça d’água para molhar pedestres ou outros veículos.
Infrações Graves
As multas de natureza grave costumam causar algum tipo de perigo para o trânsito, por isso rendem cinco pontos na habilitação do infrator e não podem ser convertidas em advertência.
Ex: Não usar cinto de segurança ou permitir que o passageiro não o use.
Infrações Gravíssimas
Como você já deve ter imaginado, são as multas de maior gravidade. Rendem sete pontos na carteira, e algumas ocasionam a suspensão direta do direito de dirigir, independentemente da pontuação.
Ex: Dirigir embriagado
Geralmente apenas as infrações mais lembradas são as graves ou gravíssimas, já que possuem um peso maior na hora da aplicação da multa, porém existem muitas outras infrações originadas por maus hábitos no trânsito, como:
Usar fones de ouvido:
Por mais inocente e habitual que isso possa parece, usar os fones enquanto dirige tira grande parte da concentração do motorista, mesmo que seja para falar em uma chamada de voz. A multa pelo fone de ouvido é considerada infração média.
Descer em ponto morto
Quem utilizava os carros mais antigos tinha esse hábito por economizar combustível, mas nos veículos mais novos esse hábito não influencia no uso do combustível, além de aumentar as chances de causar um acidente, já que os freios podem não conseguir frear a tempo de uma colisão. Essa mania é considerada uma infração média.
Dirigir com o braço para fora do veículo
Uma das manias mais comuns entre os brasileiros é conduzir o veículo com um braço para fora ou apoiado na janela. Isso, porque o Brasil possui temperaturas muito altas e quando o carro não possui ar-condicionado acaba recorrendo às janelas, mas esse hábito, além de ser uma infração média e render quatro pontos na carteira, pode causar danos físicos ao motorista.
Seja você um novo ou veterano na direção, é sempre importante manter a segurança sempre em primeiro lugar.
Você achou esse post útil?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média dos resultados: / 5. Contador de votos:
Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!
Vamos melhorar juntos?
Obrigado pelo comentário.
Thaynara Carolina
Últimos posts por Thaynara Carolina (exibir todos)
- Dicas de segurança para viajar de carro nas férias - 05/07/2019
- Fazer um endosso ou contratar um novo seguro? - 20/06/2019
- Venda de veículos sobe 21,6% em maio - 14/06/2019