Existe seguro para carro de leilão?3 minutos de leitura

A foto é de um estacionamento repleto de carros, alguns estão com o capô aberto e famílias estão andando entre eles para verificar as condições do veículo.

Ainda que o preço dos veículos de leilão seja muito atrativo, é preciso ter atenção na hora da compra para não acontecer de o barato sair caro! Com um carro de leilão, não tem como prever os gastos futuros, porém, é possível sim fazer um seguro para o bem.

Antes da compra, leve em consideração as seguintes precauções

Documentação

Atente-se: o ideal é que esteja regular, sem nenhuma alteração. É comum o documento não conter a informação de que aquele veículo passou por leilão.

Edital do leilão

Procure ler com cuidado o edital, assim é possível obter mais detalhes sobre a procedência do veículo.

Avaliação técnica do carro

Leve um mecânico de confiança para fazer uma avaliação completa.

Três principais tipos de leilão

  • Leilão de montadora:  são ofertados carros da própria frota da montadora. Na teoria, por ser um carro do fabricante, seu estado de conservação tende a ser melhor. Mas isso não garante que o modelo não tenha sido exposto no pátio às condições do tempo.
  • Leilão de recuperação de financeira: esse é o leilão de bancos, onde há todos os tipos de carros e são veículos recuperados pelo Detran, Polícia Federal e estatais.
  • Leilão de seguradoras: aqui, as seguradoras são responsáveis pela oferta de carros que já passaram por algum sinistro ou foram recuperados de roubo e furto.

“Salvado” é o termo técnico utilizado pelas seguradoras que define os veículos que já foram indenizados aos seus donos. Eles tiveram seu valor de reparo orçado em mais de 75% do custo na tabela FIPE ou foram recuperados de algum roubo ou furto.

Seguro para veículo de leilão

Fazer o seguro do seu carro de leilão não é muito diferente de fazer um seguro para carro “comum”: os procedimentos são os mesmos, você só precisa se atentar aos pontos citados acima antes de efetivar a compra.

É comum o consumidor só descobrir que adquiriu um carro de leilão no momento em que a seguradora recusa a proposta do seguro. Essa recusa pode acontecer quando o veículo passa pela vistoria obrigatória e não é aprovado ou então, quando não há o laudo de inspeção veicular fornecido pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Esse laudo é o responsável por demonstrar que o carro está em conformidade com a lei.

Ao recusar a proposta, a seguradora precisa justificar de forma plausível os motivos da não-aceitação do risco.

Quesitos avaliados pelas seguradoras

  • Documentação do veículo
  • Vistoria especial ou vistoria de laudo estrutural
  • Laudo do DETRAN
  • Perfil do segurado: sendo de leilão ou não, o perfil do segurado sempre é avaliado

Leia aqui o que é um seguro sem perfil.

A imagem possui uma foto com três pessoas dentro do veículo e, ao lado, os escritos "seguro auto, faça sua cotação".

O valor do carro na tabela FIPE será reduzido?

O valor de mercado do veículo não é mais o mesmo após um sinistro e/ou leilão. Além disso, não é proporcional indenizar 100% do valor de um carro novo, um veículo que foi adquirido com grandes descontos. Portanto, na maioria dos casos haverá depreciação da tebela FIPE.

Como fazer o seguro de carro de leilão?

Se você ainda não possui um corretor, encontre um de confiança e pertinho de você clicando aqui. O corretor Seguralta tem parceria com mais de 30 seguradoras, isso facilita na aceitação do seu seguro pois, além de encontrar uma empresa que aceita os riscos, ele ainda envia várias cotações de uma só vez.

Acompanhe a emissão da apólice, é com esse documento que você saberá se o seguro foi aceito pela seguradora.

Cote seu seguro agora mesmo! É fácil, rápido e 100% online. Clique aqui e fique seguro ;)

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?