Entenda o que são os termos utilizados em seguro2 minutos de leitura

Quando decidimos contratar um seguro, nos deparamos com uma infinidade de termos que não conhecemos e que pode acabar confundido, ainda mais se for o seu primeiro seguro. Por isso, é essencial compreender pelo o que você está pagando e para te ajudar a entender melhor, selecionamos os termos mais utilizados e que geram mais dúvida na hora da contração de um seguro, confira:

  • Apólice:

É o contrato estabelecido com a seguradora em que o segurado transfere os riscos previstos na cobertura contratada mediante o pagamento de um valor anual.

  • Avaria:

Termo para designar os danos às mercadorias, em qualquer circunstância, especialmente em trânsito.

  • Bônus:

Termo que define o desconto concedido ao segurado na renovação de determinados seguros. Esse desconto é por ter apresentado uma boa experiência na seguradora durante o período de vigência do seguro.

Faça sua Cotação - Seguro Auto Ideal
  • Cobertura:

É a proteção contra um determinado risco previsto no contrato de seguro.

  • Depreciação:

É a redução do valor de um bem, seja ele móvel ou imóvel, segundo critérios matemáticos e financeiros, considerando a idade, as condições de uso funcionamento e entre outras.

  • Emolumentos:

Conjunto de despesas adicionais que a seguradora cobra do segurado, correspondente às parcelas de impostos e outros encargos a que está sujeito o seguro.

  • Endosso:

É um documento expedido pela seguradora, durante a vigência do contrato, no qual é feito um acordo sobre as alterações de dados, que modificam condições ou objetos da apólice.

  • Franquia:

É o valor em dinheiro que o segurado é responsável em casos de sinistro em que não aconteça a indenização integral.

  • Indenização:

É o valor que a seguradora deve pagar ao segurado ou beneficiário em caso de sinistro coberto pelo contrato de seguro.

  • Prêmio:

Se trata do valor pago pelo segurado, para que a seguradora assuma o risco a que o segurado está exposto, ou seja, é o valor final do seguro.

  • Proposta:

É o documento que contém um questionário detalhado, que deve ser preenchida pelo segurado.

  • Sinistro:

Ocorrência do risco coberto, durante o período de vigência do seguro, ou seja, quando acontece algum imprevisto e o segurado precisa acionar o seguro.

  • Tomador:

É a pessoa que está no contrato de seguro com a seguradora, sendo responsável pelo pagamento do prêmio.

Esses são só alguns termos que acabam gerando dúvidas, mas se você já ouviu alguma outra palavra relacionada a seguros e não sabe o significado, você pode conferir a definição no glossário completo disponibilizado pela SUSEP, o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, basta clicar aqui.

Outra forma de entender melhor sobre seguros é entrar em contato com um consultor de seguros, que irá te explicar o que é cada termo e qual deles é essencial em seu seguro.

Entre em contato com um dos consultores Seguralta e tire todas a suas dúvidas antes de contratar qualquer seguro.

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Seguralta

Realizar e proteger os sonhos de nossos clientes, franqueados e colaboradores, através de soluções em seguros, consórcios e produtos financeiros.
Seguralta

Últimos posts por Seguralta (exibir todos)