Quando decidimos contratar um seguro, nos deparamos com uma infinidade de termos que não conhecemos e que pode acabar confundido, ainda mais se for o seu primeiro seguro. Por isso, é essencial compreender pelo o que você está pagando e para te ajudar a entender melhor, selecionamos os termos mais utilizados e que geram mais dúvida na hora da contração de um seguro, confira:
- Apólice:
É o contrato estabelecido com a seguradora em que o segurado transfere os riscos previstos na cobertura contratada mediante o pagamento de um valor anual.
- Avaria:
Termo para designar os danos às mercadorias, em qualquer circunstância, especialmente em trânsito.
- Bônus:
Termo que define o desconto concedido ao segurado na renovação de determinados seguros. Esse desconto é por ter apresentado uma boa experiência na seguradora durante o período de vigência do seguro.
- Cobertura:
É a proteção contra um determinado risco previsto no contrato de seguro.
- Depreciação:
É a redução do valor de um bem, seja ele móvel ou imóvel, segundo critérios matemáticos e financeiros, considerando a idade, as condições de uso funcionamento e entre outras.
- Emolumentos:
Conjunto de despesas adicionais que a seguradora cobra do segurado, correspondente às parcelas de impostos e outros encargos a que está sujeito o seguro.
- Endosso:
É um documento expedido pela seguradora, durante a vigência do contrato, no qual é feito um acordo sobre as alterações de dados, que modificam condições ou objetos da apólice.
- Franquia:
É o valor em dinheiro que o segurado é responsável em casos de sinistro em que não aconteça a indenização integral.
- Indenização:
É o valor que a seguradora deve pagar ao segurado ou beneficiário em caso de sinistro coberto pelo contrato de seguro.
- Prêmio:
Se trata do valor pago pelo segurado, para que a seguradora assuma o risco a que o segurado está exposto, ou seja, é o valor final do seguro.
- Proposta:
É o documento que contém um questionário detalhado, que deve ser preenchida pelo segurado.
- Sinistro:
Ocorrência do risco coberto, durante o período de vigência do seguro, ou seja, quando acontece algum imprevisto e o segurado precisa acionar o seguro.
- Tomador:
É a pessoa que está no contrato de seguro com a seguradora, sendo responsável pelo pagamento do prêmio.
Esses são só alguns termos que acabam gerando dúvidas, mas se você já ouviu alguma outra palavra relacionada a seguros e não sabe o significado, você pode conferir a definição no glossário completo disponibilizado pela SUSEP, o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, basta clicar aqui.
Outra forma de entender melhor sobre seguros é entrar em contato com um consultor de seguros, que irá te explicar o que é cada termo e qual deles é essencial em seu seguro.
Entre em contato com um dos consultores Seguralta e tire todas a suas dúvidas antes de contratar qualquer seguro.
Você achou esse post útil?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média dos resultados: / 5. Contador de votos:
Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!
Vamos melhorar juntos?
Obrigado pelo comentário.
Thaynara Carolina
Últimos posts por Thaynara Carolina (exibir todos)
- Dicas de segurança para viajar de carro nas férias - 05/07/2019
- Fazer um endosso ou contratar um novo seguro? - 20/06/2019
- Venda de veículos sobe 21,6% em maio - 14/06/2019