Entenda o que é seguro de responsabilidade civil3 minutos de leitura

Responsabilidade civil

O seguro de responsabilidade civil é responsável oferecer assistência necessária a profissionais, empresas ou eventos em eventuais circunstâncias. Garante a proteção do patrimônio da empresa em casos de danos involuntários a terceiros. Por exemplo, a seguradora ressarce os valores pagos que foram determinados por sentenças judiciais.

Qual a diferença entre responsabilidade civil e penal:

A diferença entre responsabilidade civil e penal reside no fato de que enquanto a primeira é involuntária, isenta da intenção de danos e prejuízos, a outra por sua vez é caracterizada pela intenção de causar malefícios, portanto o responsável pelos danos responde judicialmente, podendo cumprir pena.

Condições gerais, especiais e particulares de seguros de responsabilidade civil:

As chamadas condições gerais são os direitos e obrigações tanto do contratado (seguradora) quanto do contratante (empresa).

As condições especiais dizem respeito as diferentes coberturas disponíveis que podem existir em um seguro de responsabilidade civil. Alguns exemplos de seguros de responsabilidade civil são: RC empregador, RC obras, RC profissional, RC produtos, entre outros.

Já as condições particulares são as que personalizam e individualizam o contrato. Algumas coberturas só podem ser contratadas se considerada cobertura complementar.

As apólices diferem conforme as diferentes atividades exercidas e os riscos que apresentam.

Quem deve contratar:

Certos profissionais lidam diretamente e diariamente com os mais diversos públicos nas mais distintas situações. Nos últimos anos, o aumento de ações no âmbito judicial fez com que a demanda do seguro crescesse também.

Para médicos, cirurgiões, dentistas, engenheiros, arquitetos, contadores, corretores e outras profissões que prestam serviços é essencial ter uma proteção como essa, exercendo assim, seu trabalho com tranquilidade e segurança.

Porém, qualquer profissional está sujeito a erros que podem gerar danos a terceiros, dito isso, vale lembrar que, hoje, as apólices se encontram cada vez mais personalizadas, avaliando os riscos que cada uma das atividades diferentes oferece.

Clique aqui e confira nossa matéria sobre obrigatoriedade de seguro de responsabilidade civil para transportador.

Quais os tipos de seguro de responsabilidade civil:

As apólices dos seguros de responsabilidade civil podem ser individuais ou coletivas. A individual é aquela em que há um único contratante e o contratado. As coletivas, geralmente, são feitas por instituições ou sindicatos que representam categorias profissionais e se referem aquelas onde todos pagam o prêmio, mas no caso de prejuízo, todos têm direito ao seguro.

Quais as principais coberturas:

Como dito anteriormente, hoje, as apólices se encontram mais flexíveis e adaptáveis, se moldando para encaixar no que o profissional precisa, mas confira abaixo as principais e mais comuns coberturas:

  • Responsabilidade por ato, erro ou omissão profissional.
  • Responsabilidade Solidária por atos danosos de subcontratados.
  • Custos de defesa (esfera judicial, administrativa ou arbitral).
  • Danos morais.
  • Extravio, roubo ou furto de documentos de clientes ou terceiros incluindo registros de informática.
  • Violação de direitos de propriedade intelectual.
  • Difamação, calúnia e injúria.
  • Prazo complementar de três anos para apresentação de reclamações.

Acesse o site da Seguralta e faça uma cotação! Vamos buscar o seguro ideal para você e para sua profissão!

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Ana Clara Moreno

Trabalha no departamento de comunicação da Seguralta.
Ana Clara Moreno

Últimos posts por Ana Clara Moreno (exibir todos)