Entenda como começar a investir:3 minutos de leitura

Investir

Antes de começar a investir é muito importante ter um planejamento financeiro e pesquisar um pouco sobre quais os investimentos mais rentáveis. Estudos mostram 58% dos brasileiros não faz aplicações e que os investidores ignoram esses passos, resultando em 90% de falhas.

Qual a diferença entre poupar e investir?

Poupar está ligado a ideia de economizar, ou seja, guardar uma pequena ou grande quantia de dinheiro para determinado objetivo ou como reserva para situações inesperadas. Entretanto, é necessário ficar atento, pois o poder de compra que esse dinheiro possui hoje, pode ser que não tenha futuramente.

Investir financeiramente significa aplicar seu dinheiro de forma que ele trabalhe por você, a fim de obter resultados lucrativos e rentáveis. Para quem deseja começar um investimento reunimos aqui algumas orientações de como investir dinheiro de forma rápida e segura.

Renda fixa X renda variável:

Os investimentos em renda fixa são aqueles cuja remuneração são previstos antes da aplicação, ou seja, o investidor já sabe qual a rentabilidade terá. Funciona como um empréstimo do seu capital para bancos, empresas ou governo.

Já os investimentos em renda variável consistem na compra de parte de um negócio, geralmente empresas ou empreendimentos imobiliários. Sua rentabilidade muda diariamente, sendo um investimento arriscado, pois como não há previsibilidade de renda o investidor pode perder tudo.

Quais os passos para começar a investir?

Primeiramente é necessário traçar seu perfil de investidor:

O investidor conservador busca segurança e pouco (ou nenhum) risco de perda em suas aplicações, por isso, investe seu capital em renda fixa e pequenas parcelas de renda variável. Portanto, é aquele que não está disposto a se arriscar e prefere aplicar seu dinheiro onde há garantias de retorno.

Outra modalidade de investidor são os moderados, também procura segurança na hora de investir, mas são capazes de correr riscos (em comparação ao perfil dos conservadores). Sua carteira de investimentos é balanceada, contendo aplicações tanto em renda fixa, quanto renda variável.

Há ainda o perfil agressivo ou arrojado. Esses são os investidores que estão dispostos a correr riscos, podendo perder parte ou a totalidade de seu investimento. Costumam investir no mercado de ações, por isso, estão sempre pesquisando e se atualizando.

Como saber qual investimento é mais rentável para mim?

Como dito anteriormente é necessário entender seu perfil de investidor, depois de fazer isso procure estabelecer objetivos, saber por que está investindo: se para comprar um imóvel ou um carro, ganhar estabilidade ou aumentar a renda…

Definindo seus objetivos, é mais fácil se organizar financeiramente e pesquisar investimentos que se encaixam no prazo, finalidade, riscos e rentabilidade. Hoje, existem alguns simuladores online auxiliam no cálculo das despesas e das aplicações. Dessa forma você evita frustações e concretiza suas expectativas.

Vale lembrar que ao montar sua carteira de investimentos a diversidade é essencial, apostar em uma única oportunidade é perigoso.

Aplicar o dinheiro no investimento escolhido:

Quem tem pouco dinheiro para começar, não quer correr riscos e planeja investir um pouco por mês, pode apostar em investimentos como Previdência Privada, Tesouro Direto (renda fixa com títulos para o governo) ou CDB (Certificado de Depósito Bancário).

Já quem não tem medo de se arriscar, as apostas para esse ano estão no mercado de ações, opções ou nos fundos de investimentos. Alguns investidores, no entanto, já apostam em bitcoins.

Clique aqui e confira os melhores investimentos para 2020.

Busque estratégias para investir e aplique cada vez mais capital:

Ao começar um investimento, deve-se sempre pesquisar e se atualizar. É buscando estratégias de investimento que cada vez mais, você terá mais capital trabalhando para você.

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Ana Clara Moreno

Trabalha no departamento de comunicação da Seguralta.
Ana Clara Moreno