Dicas de segurança para sua casa na hora de viajar

imagem: pxhere.com

Conheça todos os cuidados com a casa antes de ir viajar e aproveite!

O momento de viajar junto com a família e amigos é muito especial e alegre, já que é hora de descansar, relaxar e se divertir muito em boa companhia. Mas, para que tudo ocorra conforme o planejado, é necessário tomar alguns cuidados para garantir a segurança da sua casa, afinal não tem nada pior do que receber uma notícia de assalto durante as suas tão esperadas férias.

Deixar os vizinhos e familiares avisados da sua ausência por alguns dias é muito importante, mas também é necessário garantir que todas as portas e janelas estejam devidamente fechadas e trancadas e se o seguro residencial está em dia. Continue lendo e conheça todas as dicas que separamos para você.

O que verificar antes de viajar?

Existem vários fatores que devem ser verificados com muito cuidado e atenção antes de deixar a casa sozinha por alguns dias, lembre-se prevenção nunca é demais! Muitas vezes acabam parecendo coisas simples, mas que se caso forem esquecidas podem gerar grandes estragos. Jogue fora todo o lixo da casa, isso pode acabar atraindo insetos e bichinhos, além de deixar um cheiro horrível no ambiente com todas as janelas fechadas.

Desligar os eletrônicos também é fundamental, como televisão, chapinha, ventilador, secador, micro-ondas, máquina de lavar roupa e equipamentos de sons, se for possível desconecte a geladeira. Não se esqueça deste detalhe, uma tempestade inesperada pode provocar um curto circuito e você poderá perder tudo, além de comprometer a sua casa e a segurança dos seus vizinhos.

Verifique corretamente que todas as janelas estejam fechadas junto com as cortinas, assim será evitado que as pessoas de fora possam ficar olhando o seu imóvel. Lembre-se de deixar sempre uma luz ligada para não parecer que a casa está completamente sozinha e sem movimento, se for voltar tarde da viagem e chegar à casa de madrugada, procure deixar uma luz da entrada acesa para evitar problemas e já poder observar que esteja tudo em ordem.

Entre em contato com seu consultor de seguros e avise que estará saindo de viagem e verifique se o seu seguro residencial está tudo certo, já que em caso de algum imprevisto é o seu seguro que entra em ação para garantir que você não tenha prejuízos quando retornar da viagem.

Para ficar mais tranquilo durante os dias da viajem, peça para algum familiar ou amigo dar uma passada pela sua residência em diferentes horários e dar a impressão de uma vida normal. Se preciso, suspenda a entrega de jornais e revistas, assim você evita que os exemplares acumulem na frente da sua residência e vire lixo na rua. Para isso, basta ligar na editora e solicitar o cancelamento.

Dicas rápidas

Está em busca de um cantinho novo para morar e não perde nenhum anúncio de imóveis? Calma! Atualmente, comprar casas em condomínio fechado é mais seguro e transmite mais tranquilidade e conforto para os moradores, entretanto isso não significa que não seja necessário ter cuidados básicos com a segurança no momento de viajar. Mas se você estiver preste a comprar um imóvel, opte por estes imóveis ao invés das casas que são construídas diretamente na rua, já que, normalmente, conta com porteiro 24 horas e não é permitida a entrada de pessoas desconhecidas e sem a autorização dos moradores do condomínio. Na maioria das vezes, o porteiro liga para sua casa confirmando a entrada das suas visitas.

Os prédios também costumam ser mais seguros que as casas, mas mesmo assim é importante deixar o seu apartamento devidamente trancado. Neste caso, não é preciso ficar tão preocupado durante os dias da viagem, mas sempre que sentir algum movimento estranho nos corredores do prédio ou do lado de fora informe imediatamente o porteiro ou alguém responsável. Se você mora nos primeiros andares, dobre a sua atenção, pois esses sãos os andares mais fáceis de acontecer algum imprevisto.

Se você possui cachorro, deixa-lo solto pode ajudar na vigilância, mas não se esqueça de deixar comida, água e um abrigo para que ele fique em segurança em caso de chuva. É muito mais difícil que aconteça algum assalto nas casas que possuem animais de estimação, do que aquelas que não têm. Ter um cachorro afasta os ladrões e aumenta a tranquilidade dos proprietários.

Sendo assim, antes de escolher o bairro e rua perfeita para morar, verifique todos esses detalhes que foram mencionados anteriormente. Lembrando que dependendo da região os cuidados devem aumentar, não deixe de lado nenhuma dica e aprenda a verificar cada cantinho da casa.

Alarme de segurança nas casas

Fique atento a todos os detalhes, principalmente segurança, porteiro 24 horas e alarme. Instale na sua casa um sistema de alarme para proteger contra roubos e tentativas de assalto, alguns fornecem assistência imediata em casos de emergências, isso pode ser um grande diferencial no momento da escolha do serviço mais adequado para a sua família.

Antes de contratar algum serviço de segurança, pesquise muito e entenda o seu funcionamento e quais são os métodos que eles utilizam. Procure mais de uma opção, no mínimo 3 orçamentos. Além disso, avalie cada uma de forma separada para garantir que seja a melhor escolha e não acabe gerando decepções e problemas no decorrer do tempo, é fundamental que esteja dentro do orçamento previsto inicialmente.

Antes de ir viajar, verifique que o alarme não está apresentando falhas, caso esteja algo errado ligue para a central de atendimento responsável na sua região. Converse também com os seus familiares e peça dicas, certamente eles irão passar todos os pontos negativos e positivos. Após ter analisados todos esses fatores, é hora de aproveitar a viajem e sair da rotina corrida do dia a dia! Aproveite em boa companhia!

Vai viajar e a casa vai ficar sozinha? Entre em contato com um dos consultores Seguralta, vamos te ajudar a escolher a forma ideal de se prevenir contra imprevistos.

Compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a evitar imprevistos durante a viagem.