Dia Nacional do Livro – 5 plataformas sobre livros

Ler é um passatempo muito disseminado entre as pessoas e que oferece inúmeros benefícios, como a redução do estresse, ajuda a escrever melhor, estimula a criatividade e entre outras vantagens que a leitura oferece, seja ela feita pelo meio tradicional com os livros físicos ou através dos e-books, os livros digitais.

Mesmo que os livros físicos ainda façam sucesso entre os leitores, já existem vários aplicativos criados especialmente para ajudar a organizar a leitura ou até mesmo acompanhar os títulos diretamente da tela do smartphone.

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro no Brasil inteiro, separamos 5 plataformas e aplicativos que podem ajudar a você organizar suas leituras, ler resenhas e até estimular o hábito para quem ainda não possui o costume de ler, confira:

Skoob

O Skoob funciona como uma estante virtual, onde você pode não só colocar os livros que já leu, como aqueles que ainda deseja ler. Tudo de forma organizada para que você não se perca durante as leituras. E você ainda tem a vantagem de poder compartilhar suas opiniões com seus amigos, fazer trocas de livros, participar de sorteios, comparar preços dos livros em diferentes livrarias e muito mais.

A plataforma ainda possui uma área com vídeos de resenhas feitas por Booktubers, que são leitores que fazem resenhas por vídeos do YouTube. Você pode ver algumas dessas resenhas clicando aqui.

Para participar do Skoob basta acessar o site ou baixar o aplicativo da plataforma disponíveis para iOS e Android, fazer um cadastro e utilizar gratuitamente.

Wattpad

Wattpad é um aplicativo que permite você compartilhar novas histórias com outras pessoas, além de publicar artigos, relatos e poemas sobre qualquer assunto. O conteúdo inclui obras tanto de autores conhecidos, como desconhecidos. Os usuários podem comentar e votar pelas histórias ou se unir em grupos sobre um determinado gênero, por exemplo.

O aplicativo está disponível para iOS, Android, Windows Phone e você também pode acessá-lo pelo site, onde você precisa fazer um cadastro gratuito para começar a leitura.

Veja quais são as histórias de destaque no Wattpad clicando aqui.

Bookstagram

O conceito de Bookstagram ou Instagram Literário é o mesmo dos Booktubers, ou seja, é uma conta no Instagram exclusivamente dedicado para o mundo literário, onde você encontrará resenhas de livros, dicas de leitura, conteúdo exclusivos sobre determinados livros, concursos culturais e até entrevistas com autores. Como a maioria das editoras e autores fazem parcerias com esses perfis, é mais fácil você encontrar resenhas de livros ainda em lançamento.

Para ter acesso ao conteúdo, basta ter uma conta gratuita no Instagram e seguir o perfil desejado. Veja alguns desses perfis:

Nyah! Fanfiction.

Esta plataforma é para você que além de ler, gosta de escrever. No Nyah! Fanfiction as histórias postadas são criações originais ou ficções criadas por fãs de animes, seriados, filmes, livros e muito mais. O intuito do site é reunir fãs e proporcionar experiências alternativas de histórias já criadas, além de incentivar o seu lado criativo escrevendo suas próprias histórias ou lendo de outras pessoas.

O cadastro no site é gratuito para ler ou postar suas histórias e você ainda tem dicas de ortografia e gramática, além da possibilidade de solicitar a ajuda de revisores para a sua história antes de postá-la.

Scribd

Se você procura um lugar onde possa encontrar e-books, audiolivros, revistas, jornais e artigos, o Scribd é uma ótima opção. A plataforma recebeu o apelido de “A Netflix dos Livros” já que com o pagamento de uma pequena mensalidade e você pode desfrutar do conteúdo disponível.

Você pode encontrar a plataforma pelo site ou pelo aplicativo disponíveis para iOS, Android e Kindle Fire.

Nós, da Seguralta, acreditamos que através da leitura que podemos formar cidadãos mais críticos, algo indispensável para o exercício da cidadania, além de ser uma grande ferramenta para adquirir conhecimento e lazer.

Ficção ou não, o que importa é ler um pouquinho sempre que puder.