O verão é a estação mais aguardada do ano pelos brasileiros, sendo sinônimo de praia e férias, mas o calor extremo traz desconfortos e riscos à saúde não só das pessoas, mas também de nossos pets.
Os cuidados vão além de dar sombra e água fresca, nossos bichinhos também sofrem com lesões ou doenças causadas pelas altas temperaturas do verão. Com objetivo de garantir o bem-estar de cães e gatos, é essencial que demos mais atenção e ofereçamos a eles o melhor possível para evitar o calor.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa aproveitar o verão e evitar danos à saúde do seu companheiro.
- Procure por lugares arejados
Evite deixar seu cão ou gato dentro de carros ou ambientes fechados, mesmo que seja por pouco tempo, já que eles não transpiram como nós e precisam de água e ventilação para regular a temperatura corporal.
- Evite o sol
Horários em que o sol está muito forte já é prejudicial para os humanos, para os animais é mais complicado ainda, pois eles dependem de nós para se hidratar. Portanto, não faça um percurso muito longo sob o sol, dessa forma você evita que ele sofra insolação, cansaço e até queimaduras solares.
- Não esqueça da água
A água é uma das principais maneiras de combater o calor e abaixar a temperatura corporal, por isso é essencial ter sempre disposto uma vasilha com água limpa e fresca, além de estimular o consumo a cada 20 minutos em dias muito quentes.
- Cuidado com as áreas sensíveis
Cães e gatos possuem áreas com mais sensibilidade e que requerem mais cuidados, como focinho, orelhas e as patinhas. O asfalto, a areia, o cimento e as pedras superaquecem com o calor do verão e podem causar queimaduras ao passear em horários muito quentes. Animais albinos e com pele / pelagem mais clara precisam de atenção redobrada já que ficam mais vulneráreis ao sol.
- Fique atento aos parasitas e doenças
No verão é comum que aconteça a proliferação de pulgas e carrapatos, portanto é necessário observar se existe a presença de parasitas, lesões por picadas, áreas avermelhadas ou mesmo hematomas. Verifique também a carteira de vacinação do seu animal de estimação, para que ele esteja protegido contra doenças mais propícias no verão, como a leptospirose.
Os cuidados com nossos pets não são importantes apenas no verão, mas sim durante todo o ano e fazer algumas visitas ao veterinário é essencial para a saúde deles. Grandes seguradoras já lançaram um seguro especial para seu PET. Quer saber mais? Clique aqui.
Entre em contato com um consultor (a) Seguralta e encontre o plano que mais atente as necessidades do seu melhor amigo.
Você achou esse post útil?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média dos resultados: / 5. Contador de votos:
Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!
Vamos melhorar juntos?
Obrigado pelo comentário.
Thaynara Carolina
Últimos posts por Thaynara Carolina (exibir todos)
- Dicas de segurança para viajar de carro nas férias - 05/07/2019
- Fazer um endosso ou contratar um novo seguro? - 20/06/2019
- Venda de veículos sobe 21,6% em maio - 14/06/2019