Confira tudo sobre a Tabela Fipe!2 minutos de leitura

Tabela Fipe

Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a Tabela Fipe expressa os preços médios de veículos, novos, semi-novos e usados, do mercado nacional. Portanto, se torna um parâmetro para negociações e referência para contratos, cálculos de seguro e tributos, como o IPVA.

Inicialmente, a fundação foi formada para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). No entanto, atualmente, presta serviços ao governo e empresas privadas, adotando como principal produto a Tabela Fipe.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o IPVA? Clique aqui!

Como funciona a Tabela Fipe?

A Tabela Fipe é baseada na consulta de preços de carros, motos e caminhões. Após a coleta de valores, os pesquisadores descartam preços muito altos ou baixos e com alguma discrepância estatística. Assim sendo, os números restantes são usados para criar uma média e esse valor constará para o determinado veículo.

Os índices são mensalmente atualizados, e a cada pesquisa os mesmos estão sujeitos a correções, para cima ou para baixo. Por exemplo, alguns dos fatores levados em consideração são a conservação do veículo e sua localização (picapes são mais valorizadas no centro-oeste).

Os valores são expressos em R$ (reais) do mês/ano de referência.

Quem utiliza a Tabela Fipe?

Por isso, é comum encontrar anúncios com valores distantes do indicado pela FIPE para aquele modelo. O proprietário também tem o direito de cobrar o valor que acha o mais justo para aquele veículo, podendo pedir um preço muito alto por um veículo raro ou com quilometragem extremamente baixa, por exemplo.

A presença de intermediadores (como lojas e sites de venda) em carros anunciados também costuma gerar valores acima dos tabelados pela FIPE, pois incluem comissões e margens de lucro.

Como consultar o preço do meu veículo?

Você pode consultar os valores de seu veículo no próprio site da FIPE, basta clicar aqui. Após entrar no site oficial, procure a opção que se encaixa com seu automotor, são três: consulta de carros e utilitários pequenos; consulta de caminhões e micro-ônibus; e consulta de motos. Preencha os dados solicitados de acordo com seu interesse: período, marca, ano e modelo. Assim, ao final o valor médio do seu estado ficará disponível.

Também é possível baixar o aplicativo e conferir pelo celular.

Seguro Auto

Mais do que uma precaução, o seguro do automóvel é uma necessidade para você reduzir prejuízos em caso de acidente, roubo ou furto, além de assegurar sua vida e dos terceiros. Faça já sua cotação!

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Ana Clara Moreno

Trabalha no departamento de comunicação da Seguralta.
Ana Clara Moreno