No seguro auto, a perda total ou PT, é uma das situações em que o segurado tem direito a receber a indenização integral do seguro contratado. Mas, como saber que o carro que se envolveu em um acidente deu perda total?
Ao contrário do que muita gente pensa, o que caracteriza a perda total (PT) não é o estado de destruição do veículo após um acidente e sim quando o custo de reparação do veículo ultrapassa o percentual do valor do veículo estipulado na apólice.
Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), entidade reguladora do mercado de seguros, esse percentual deve ser de até 75% para ser considerado perda total e receber o valor integral da indenização.
Caso os custos dos reparos forem inferiores a 75% do valor estipulado para o carro, as seguradoras consideram os danos como perda parcial.
Como saber o percentual de dano do carro?
O primeiro passo para calcular o percentual dos danos é solicitar um orçamento do conserto à oficina. Verifique se constam todos os serviços necessários para que o carro fique em ordem e guarde o valor final do orçamento.
O segundo passo é checar o valor do seu carro na tabela FIPE. Você pode calcular o valor baseado na tabela FIPE diretamente no site da fundação, basta clicar aqui.
O terceiro e último passo é comparar o valor do orçamento com o valor do seu carro. Na calculadora, você divide o valor do orçamento pelo valor do seu carro segundo a Tabela FIPE.
Se o resultado for menor que 75, quer dizer que seu carro deu perda parcial, mas se o valor for igual ou maior que 75, quer dizer que a perda foi total.
Entre em contato com um dos nossos consultores Seguralta e entenda mais sobre os critérios de avaliação das seguradoras para classificar um sinistro.
Você achou esse post útil?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média dos resultados: / 5. Contador de votos:
Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!
Vamos melhorar juntos?
Obrigado pelo comentário.
Thaynara Carolina
Últimos posts por Thaynara Carolina (exibir todos)
- Dicas de segurança para viajar de carro nas férias - 05/07/2019
- Fazer um endosso ou contratar um novo seguro? - 20/06/2019
- Venda de veículos sobe 21,6% em maio - 14/06/2019