Como saber que meu carro deu PT?2 minutos de leitura

No seguro auto, a perda total ou PT, é uma das situações em que o segurado tem direito a receber a indenização integral do seguro contratado. Mas, como saber que o carro que se envolveu em um acidente deu perda total?

Ao contrário do que muita gente pensa, o que caracteriza a perda total não é o estado de destruição do veículo após um acidente e sim quando o custo de reparação do veículo ultrapassa o percentual do valor do veículo estipulado na apólice.

Faça sua Cotação - Seguro Auto Ideal

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), entidade reguladora do mercado de seguros, esse percentual deve ser de até 75% para ser considerado perda total e receber o valor integral da indenização.

Caso os custos dos reparos forem inferiores a 75% do valor estipulado para o carro, as seguradoras consideram os danos como perda parcial.

Como saber o percentual de dano do carro?

O primeiro passo para calcular o percentual dos danos é solicitar um orçamento do conserto à oficina. Verifique se constam todos os serviços necessários para que o carro fique em ordem e guarde o valor final do orçamento.

O segundo passo é checar o valor do seu carro na tabela FIPE. Você pode calcular o valor baseado na tabela FIPE diretamente no site da fundação, basta clicar aqui.

O terceiro e último passo é comparar o valor do orçamento com o valor do seu carro. Na calculadora, você divide o valor do orçamento pelo valor do seu carro segundo a Tabela FIPE.

Se o resultado for menor que 75, quer dizer que seu carro deu perda parcial, mas se o valor for igual ou maior que 75, quer dizer que a perda foi total.

Entre em contato com um dos nossos consultores Seguralta e entenda mais sobre os critérios de avaliação das seguradoras para classificar um sinistro.

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Thaynara Carolina

Faz parte da equipe de Comunicação e Marketing da Seguralta desde 2017.
Thaynara Carolina