Como planejar uma viagem internacional?

Sabemos que planejar uma viagem internacional é muito divertido, mas pode ser um pouco cansativo e trabalhoso também. Afinal, são vários detalhes que são necessários levar em conta, além de se organizar para que tudo funcione bem e sem imprevistos. Por isso, nós listamos alguns pontos importantes para te ajudar a traçar uma viagem para outro país.

Defina o destino da viagem

Esse é o primeiro passo para uma viagem internacional, pois as regras mudam de país para país e somente com essa informação você conseguirá determinar o restante da viagem, como os passeios, transportes, hospedagem, data e a documentação.

Verifique a documentação

Alguns países não exigem o passaporte para entrar no país, como os do Mercosul, e permitem a entrada de brasileiros ao território apenas com o Registro Geral (RG), a única exigência é que a foto seja recente. Porém, em outros lugares não é tão simples e a primeira providência deve ser a emissão do passaporte, que nada mais é do que uma espécie de carteira de identidade internacional.

Para turismo na Europa o visto é dado na entrada do país, não é necessário solicitar com antecedência.

Já nos Estados Unidos, por exemplo, é necessário passar pelo processo de emissão do visto, que consiste em uma prática extremamente burocrática e, às vezes, demorada. Por esse motivo, é tão importante escolher o destino da viagem com antecedência, pois somente assim você saberá o que é preciso de documentação.

Pesquise as passagens aéreas

O próximo passo é buscar por passagens aéreas que ofereçam os melhores valores.  Uma das saídas mais conhecidas para conseguir um valor menor nas passagens é o uso de milhas adquiridas por meio de pontos do cartão de crédito. Outra maneira é ficar de olho nas promoções que, normalmente, são no período de baixa temporada, onde o número de pessoas viajando é menor.

Faça um planejamento financeiro

Depois de estar com as passagens aéreas adquiridas, o próximo passo é pensar no seu orçamento.

É importante saber quanto poderá dispor para esta viagem e assim dividir os gastos com transporte, hospedagem, outros custos antecipados e o valor que terá em mãos para usar durante a viagem, pois também será necessário levar em conta o câmbio para a moeda do país onde irá. Fique de olho na taxa de câmbio do país que pretende visitar e aproveite um momento de queda na hora de trocar o seu dinheiro.

Defina o seu roteiro de viagem

A definição do roteiro é parte mais prazerosa do planejamento da viagem, pois é quando começamos a pensar nas atividades que serão realizadas.

Então, verifique quais são os pontos turísticos que você quer conhecer e procure saber se há a possibilidade de comprar os ingressos por sites. Dessa forma, você evitará possíveis desconfortos e filas, além de garantir o seu passeio.

Reserve o hotel

Você precisará reservar um local para dormir e descansar durante a vigem, seja na cidade ou lugares que pretende conhecer.

Para isso, você pode cotar em vários sites da internet que listam hotéis, pousadas e acomodações pelo mundo, separando-os por preços, estrelas, localização e características para você escolher o que melhor atende as suas necessidades e expectativas. Existe também sites que dão a opção de alugar um quarto, um apartamento ou casa.

Escolha os traslados

Pensar em como se locomover do hotel até os pontos turísticos que você vai visitar e o aeroporto é essencial.

Há vários meios de locomoção que você pode utilizar, caso seja necessário, mas isso vai depender do seu orçamento, já que existe opções que oferecem mais comodidade, como alugar um carro, utilizar táxis ou aplicativos e opções mais em conta como trens, metrôs e ônibus.

Faça um seguro viagem

Por fim, a contratação de um seguro de viagem.

Além de ser obrigatório para entrar em alguns países, o Seguro Viagem garante uma viagem tranquila, protegida contra perdas de bagagem, cancelamento da viagem, problemas de saúde, emergências e outros imprevistos que possam ocorrer.

Ficou animado? Nós podemos ajudar com a cotação do seu seguro. Entre em contato com um Consultor Seguralta e saiba mais sobre coberturas e valores.

Boa viagem!