Como planejar a sua aposentadoria

aposentadoria previdência privada

O planejamento de uma aposentadoria ainda é um assunto que gera muitas dúvidas, ainda mais com as reformas que atingiram diversos aspectos do INSS. O problema é que no meio da nossa correria, acabamos sempre encontrando algo mais urgente para tratar do que o planejamento para a aposentadoria e deixamos para outra hora.

Para te mostrar que fazer um plano para a sua aposentadoria não é um bicho de sete cabeças, separamos algumas dicas para te ajudar no planejamento.

Estabeleça o seu prazo para começar a poupar

Este é um ponto muito importante para o planejamento da sua aposentadoria, já que todo seu plano de ação será feito dentro do prazo estabelecido.

Estime quanto precisará juntar

Comece estimando o padrão de gastos que terá ao se aposentar. Leve em consideração que algumas despesas devam diminuir, como os gastos com filhos, e outras devem subir, como os gastos com saúde.

Na hora de fazer as contas de quanto precisará juntar, seja conservador. Você provavelmente irá viver mais do que imagina: projete sua necessidade de renda assumindo que irá viver ao menos até os 90 anos.

Seja disciplinado e persistente

Definido o seu objetivo e prazo para realizá-lo, siga seu planejamento com disciplina e persistência, mesmo diante das dificuldades. Quanto maior o prazo para acumular recursos, melhor o resultado final.

Comece o quanto antes

Quanto mais cedo começar, maior será o período de acumulação, exigindo menos esforço e garantindo melhores resultados. Para quem tem dificuldade em estabelecer uma estratégia de poupança, o ideal é pensar em alguma forma de investimento automático, como um plano de previdência privada.

Invista em uma previdência privada

Contar apenas com a Previdência Social para se sustentar na aposentadoria é uma estratégia extremamente arriscada. Em geral, recomenda-se assumir que a previdência irá responder por, no máximo, 20% da sua renda na aposentadoria.

A alternativa mais popular são os planos de previdência privada. Hoje em dia, é fácil encontrar um plano com que encaixe com suas necessidades.

Viu como pode ser simples o planejamento da sua aposentadoria e conquistar o seu futuro com tranquilidade financeira? Entre em contato com um consultor(a) Seguralta e entenda qual plano de investimento é o melhor para suas necessidades.