Educação Financeira: Como os seguros podem te auxiliar2 minutos de leitura

Educação Financeira

Apesar da nova onda de debates sobre educação financeira, os brasileiros ainda possuem um conhecimento muito raso sobre o assunto. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 30 países sobre o nível de conhecimento das pessoas a respeito de conceitos financeiros, o índice de respostas corretas obtidas no Brasil foi de 58%, mas o que parece ser um percentual mediano, na verdade é 20% menor que a média mundial de 78%.

Esses dados revelam que a maioria dos brasileiros possui muita dificuldade para lidar com as finanças, o que acaba comprometendo a renda familiar e causando em uma série de dívidas. Diferente do que a grande parte da população acredita, educação financeira não exige que você domine matemática avançada, mas sim conceitos básicos e controle sobre seus comportamentos.

Educação Financeira:

Além da falta de entendimento financeiro, a população brasileira possui acesso facilitado aos créditos, influenciando o consumo desenfreado. Sem contar que faz parte da cultura dos brasileiros pagar mais caro por algo que possa ter imediatamente do que esperar por um desconto ou juntar para pagar à vista.

Para ajudar no planejamento financeiro, seja ele familiar ou individual, é importante tomar algumas medidas, como renegociar e quitar as dívidas já existentes, tirar os gastos supérfluos do seu orçamento, criar uma reserva de emergência e procurar por investimentos que irão te atender em caso de imprevistos, como um seguro. Seja ele um seguro auto, residencial, moto ou vida, a segurança de que sua renda não será comprometida caso algo saia do planejado, é a função principal do produto.

O que muitas pessoas ainda não sabem é que hoje há uma grande gama de seguros no mercado que atendem a população em geral e também alguns nichos específicos, com valores que não comprometem o planejamento financeiro.

Se você está começando a organizar a sua vida financeira ou a da sua família e não possui um seguro, entre em contato com um de nossos consultores e entenda as vantagens de ter um seguro e como ele pode proteger a sua renda.

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Thaynara Carolina

Thaynara Carolina

Faz parte da equipe de Comunicação e Marketing da Seguralta desde 2017.
Thaynara Carolina