Como funciona um consórcio e quais seus tipos?4 minutos de leitura

Consórcio é sinônimo de planejamento.

O consórcio reúne um grupo de pessoas interessadas no mesmo bem de consumo ou serviço. Uma das suas diversas vantagens, é justamente atender os sonhos mais particulares: desde a casa própria até a festa de debutante da filha mais nova.

Esse grupo ainda vai ser reunido de acordo com o valor do bem e da mensalidade que as pessoas desejam pagar. Por exemplo: se você quer adquirir um carro de 60 mil e pode pagar 500 reais por mês durante 10 anos, então vão te encaixar em um grupo onde as pessoas querem a mesma condição.

A extensão do consórcio vai depender do tipo, podendo variar entre 25 e 70 meses.   

Durante todos os meses estabelecidos em contrato, acontecerão as contemplações – que podem ser feitas através de sorteio ou lance. Todos consorciados participam desde que estejam com suas mensalidades em dia.

O participante contemplado – seja por sorteio ou lance – recebe a carta de crédito equivalente ao valor total do consórcio e pode utilizá-la mesmo se estiver no primeiro mês das parcelas. Contudo, é imprescindível que continue pagando as mensalidades restantes para não prejudicar os outros envolvidos.  

Lance

Pode ser ofertado para agilizar o processo da compra, aumentar as chances de contemplação. Ele correspondente a um valor percentual do objeto, como se fosse uma antecipação das parcelas. Quem der o maior lance, é contemplado.

Sorteio

Feito tradicionalmente em globos giratórios que contém bolinhas numeradas, onde a quantidade delas é determinada pelo total de participantes. Existem duas categorias de número: o da cota, que lhe representa como consorciado e o número do grupo, que identifica os grupos.

Carta de Crédito

A carta de crédito é o que vai de fato pagar pelo produto. Ela vale como pagamento à vista, é plenamente aceita no mercado e garantida pelo Banco Central.

O consorciado não receberá o dinheiro diretamente: ele define qual será a empresa a realizar a compra ou contratação e pode também negociar melhores condições para fechar o negócio, passando o que ficou definido para a administradora, que por sua vez, cuidará do pagamento.

A administradora paga o prestador de serviço. Ou seja: a agência, a concessionária, o médico. Nunca o consorciado.

Fui contemplado. Recebo imediatamente minha carta de crédito?

Não. Após ser contemplado, a administradora analisará seu cadastro, solicitará documentações para homologação e ainda, uma garantia – pode ser um fiador, por exemplo.

E se eu conseguir bons descontos com a empresa contratada?

Com valor que “sobrar” você pode adiantar as parcelas restantes ou então utilizar 10% com o próprio produto – reformas na casa nova, pagamento do IPVA do veículo, documentação e até contratando um seguro.

É verdade que não existem juros em um consórcio?

É verdade. Contudo, existe uma taxa que garante a contemplação de todos os participantes do grupo e é a única forma de remuneração da administradora responsável pelo seu consórcio. Estamos falando da taxa administrativa.

Taxa de Administração

Diferente dos juros compostos abusivos que encontramos em financiamentos, essa taxa tem valor mensal fixo, pré-estipulado em contrato. A incidência ocorre de forma diluída ao longo dos meses e o valor é calculado em conformidade com o valor nominal da taxa e a quantidade de parcelas do consórcio.

O que posso adquirir com um consórcio afinal?

Carros, motos, casas, construções e reformas de imóveis, apartamentos, chácaras, cirurgias plásticas, viagens, festas de casamento ou aniversários. A lista é enorme! Confira abaixo os tipos mais comuns.

Moto

Possui planos muito acessíveis e não é preciso pagar uma entrada. Modelo, cor e marca são totalmente da sua escolha, de acordo com o valor da carta de crédito.  

Carro

Aqui o valor da carta de crédito geralmente é mais alto. Portanto, a duração dos planos também é maior – entre 50 e 120 meses. Também não é preciso dar um valor de entrada e a escolha do automotivo fica toda a seu critério.

Troca de Chaves

Caso queira trocar de carro, você pode usar o seu auto atual como oferta. A concessionária avalia o valor do veículo e ele é utilizado como lance para antecipação da carta de crédito. Se for contemplado, é necessária a emissão da avaliação pela concessionária, para registro e baixa do lance.

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?