Como deixar seu ambiente de trabalho mais sustentável

O Dia Internacional do Meio Ambiente comemorado mundialmente em 5 de junho, é um dia para chamar a atenção sobre os problemas ambientais e para a preservação dos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que mudanças estejam presentes em nosso dia a dia. Por isso, separamos algumas dicas para transformar o seu cotidiano no trabalho mais sustentável.

1. Sempre que possível, reduza o uso de papel.

O uso de arquivamento de documentos em rede, onde todos os colaboradores possam ter acesso é uma das alternativas para diminuir a necessidade da impressão e, caso seja necessário, utilize a frente e o verso do papel.

2.Evite deixar equipamentos no modo stand by.

Desligar o computador ao sair da sala por um período longo ou outros equipamentos que não são usados com muita frequência, contribui para economia de consumo de energia elétrica.

Mesmo que o consumo de energia seja mínimo no modo stand by, ainda há gasto.

3. Use lixeiras coletivas.

Atualmente, as empresas estão cada vez mais preocupadas em relação à produção de lixo e seu descarte, por isso, é importante ter coleta seletiva e fazer com que os colaboradores tenham acesso à informação da quantidade de lixo gerada pela empresa.

4. Elimine, definitivamente, o uso de materiais descartáveis.

Você já reparou quantos copos descartáveis você usa por dia? Imagine essa quantidade com a de todos os funcionários da sua empresa, qual é a quantidade de resíduo plástico gerado? São copos, canudos, sacolas e muitos outros produtos que podem ser substituídos. O ideal é usar alternativas como a utilização de utensílios de vidros e outros materiais biodegradáveis.

5. Vá de carona.

Caso você vá sozinho de carro todos os dias para o trabalho, verifique se há colegas que fazem o percurso parecido com o seu e combine uma carona. É possível fazer o revezamento de carros ou até mesmo uma vaquinha para o combustível. Agindo assim, além de diminuir a emissão de CO² na atmosfera, você pratica uma boa ação.

Viu como é fácil colaborar? Pense em que tipo de planeta você deseja para o futuro e como você contribui para que isso aconteça. É fundamental que cada um faça a sua parte e assuma uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos um mundo mais sustentável.