Essa é uma das maiores dúvidas e desejos de todo consumidor: como ter um produto ou serviço de qualidade e ainda pagar pouco por ele? O seguro barato realmente existe?
Um seguro, seja ele de qualquer tipo, possui valor único para cada segurado por conta das variações de perfil, coberturas, assistências, beneficiários e condições diferentes. Portanto, não é correto dizer que carro X ou Y têm os seguros mais baratos do mercado, o que é possível fazer é determinar aspectos para tornar a contratação mais em conta.
Alinhar o perfil do segurado, as coberturas ideais e características automotivas positivas é a chave para conseguir um seguro mais barato.
As características do segurado são primordiais para determinar o preço da contratação: idade, estado civil, histórico de sinistros, região que circula com o veículo, se tem garagem ou não na residência, entre outros. Esses aspectos são analisados pela seguradora para calcular o risco, ou seja, qual é a probabilidade de um sinistro acontecer com essa pessoa?
Risco é o acontecimento que traz prejuízo ao segurado, os seguros existem justamente por causa deles. E, todos os dias, estamos sujeitos a todo tipo de risco, desde sofrer um acidente, ser assaltado, quebrar o celular ou até ir à falência.
Quais seriam as características automotivas positivas?
- Ano do veículo ser recente;
- Baixa quilometragem;
- Baixa média de rodagem por mês;
- Custo baixo de manutenção;
- Dispositivos de segurança como alarmes e travas.
Coberturas necessárias
Ao contratar o seguro para seu carro ou qualquer outro bem, é preciso atentar-se às necessidades do seu dia-a-dia, por exemplo: você viaja muito e precisa ter quilometragem ilimitada para chamar o guincho? O veículo anda próximo de áreas com alagamento?
Contratar coberturas desnecessárias pode encarecer o produto e você vai acabar não aproveitando totalmente os benefícios. Deixar de incluir coberturas importantes é ainda pior, pois pode até sair mais barato no momento, mas trazer prejuízos futuramente.
Clique aqui para ler mais sobre coberturas e assistências.
O que encarece meu seguro?
Alterações estruturais
Carros, tunados, rebaixados, rodas com aros menores ou maiores, alterações no sistema de som e amortecimento.
Carros visados para roubo e furto
Alguns modelos são alvos comuns de criminosos e possuem alto Índice de Veículos Roubados. As seguradoras consideram esse risco na hora de calcular o prêmio do seguro, então quanto mais visado seu carro for, mais caro vai ser o seguro e vice-versa.
O portal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), divulgou os modelos de veículos com os melhores preços de seguro. Entre eles, estão:
- Renault Kwid;
- Ford Ka;
- Renault Sandero;
- Fiat Argo;
- Toyota Etios Sedan.
Ser um motorista imprudente
Dirigir sem cuidado coloca em risco você mesmo, outros motoristas, passageiros, pedestres. Adotar a direção ofensiva, além da segurança, proporciona condições melhores na hora de contratar um seguro. Muitos históricos de sinistro são considerados pelas seguradoras como um risco.
Você achou esse post útil?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média dos resultados: / 5. Contador de votos:
Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!
Vamos melhorar juntos?
Obrigado pelo comentário.
Últimos posts por danielecarareto (exibir todos)
- Vale a pena contratar um seguro para viajar de carro? - 18/04/2023
- Seguro Auto cobre arrastão? - 19/01/2021
- CNH renovada: atente-se para a retomada dos prazos - 09/12/2020