Como aproveitar o final de ano para organizar as contas?

 

Aproveite o final de anoSão tantos motivos para comemorar a chegada do final do ano: Férias, décimo terceiro, natal e ano novo. Mas, você não sabe como aproveitar tudo isso sem comprometer a sua renda? Não se preocupe, nós preparamos algumas dicas para você desfrutar esse momento e começar o ano com as finanças em dia.

1. Adote uma agenda e anote tudo:
Antes de saber quanto poderá gastar, é necessário listar os ganhos e as despesas fixas que você possui neste período, não se esqueça dos básicos luz, água e IPTU, e também de acrescentar os extras que chegam com o início do próximo ano, como matrícula da escola, material e uniforme. Após de listar tudo, dá para uma noção do quanto você pode gastar com presentes ou com uma viagem de férias.

2. Procure economizar:
Esse é o momento para você colocar sua criatividade em ação e pensar em estratégias para economizar, para que suas despesas não superem o valor de sua renda. Por exemplo:
• Para se divertir, procure por estabelecimentos e espaços que não cobram a entrada ou se reúna com amigos e familiares em casa;
• Invista em presentes criativos e não caros;
• Nas compras, faça uma lista antes de sair de casa para que não compre algo que você não está precisando no momento.

3. Estude as opções de pagamento:
Fuja dos juros! O pagamento à vista é sempre a melhor opção e pode render um desconto. Caso prefira dividir a compra, opte por uma quantidade de parcelas que não apresente juros. Afinal, o dinheiro que você economiza com suas compras pode ser investido de outra forma.

4. Liquide suas dívidas antigas:
Chegou o final do ano e você ainda possui aquelas dividas que fez no começo de 2017? Aproveite o seu décimo terceiro para quitar suas contas mais antigas ou adiantar alguma conta para organizar suas finanças e começar 2018 mais tranquilo.

5. Pense no futuro:
Depois de listar seus gastos e ganhos, de economizar nas compras de final de ano e ficar atento aos juros, se sobrar um dinheiro extra no fim do ano, segure o impulso de gastá-lo.
O ideal é que se tenham três reservas: uma para imprevistos, uma para a aposentadoria e outra para realizar sonhos, como uma viagem. Você pode fazer essa reserva através investimentos de baixo risco, como uma previdência privada ou um consórcio, que são ótimas maneiras de pensar no seu futuro.

É preciso ter atenção na saúde de sua vida financeira, então fique atento ao seu consumo e fique tranquilo nas festas de final de ano.
Com organização e planejamento é possível aproveitar essa época em que temos tantos motivos para celebrar.