Como abrir um negócio próprio?3 minutos de leitura

Hoje estamos em um cenário econômico onde muitas famílias procuram formas de manter a renda familiar e encontrou no empreendedorismo uma nova oportunidade de conseguir recolocação profissional, através de um negócio próprio.

A abertura e o gerenciamento de um novo negócio exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Para uma boa administração, além das questões de pesquisa de público para estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado, criatividade e inovação são muito importantes.

Qual o primeiro passo para abrir o meu negócio?

Primeiro passo é ter ciência que todo negócio envolve riscos. Todo empreendedor deve estar preparado para não se frustrar quando a primeira turbulência se aproximar.

Todo negócio começa com uma criteriosa avaliação de riscos, então comece se questionando sobre o seu produto. A matéria-prima é acessível? O serviço prestado terá muita mão de obra? Como anda a concorrência no nicho escolhido? Possui muitos negócios já no seu nicho?

Se o seu negócio possui uma concorrência acirrada, a saída é ser criativo e inovador no seu segmento, algo que diferencie o sua empresa dos outros. Caso isso não aconteça, pode ser que seu empreendimento corra grande risco de sucumbir ao mercado saturado.

Seja mais dicas de como estudar os riscos do seu negócio, clicando aqui.

Conheça a fundo o seu segmento

É preciso estudar a concorrência e entender a fundo a história e os caminhos da área escolhida.

Conhecer a concorrência é identificar seus erros para nunca repeti-los e assim aplicar somente estratégias efetivas de marketing utilizadas para se inspirar e inovar o negócio. Assim, você conseguirá entrar no mercado já com uma vantagem.

Desenvolva um plano de negócios

O próximo passo é a preparação de um plano de negócios. Essa etapa envolve a definição do negócio em si, escolha de público-alvo, atributos dos produtos e serviços, modelo de receitas, entre outros.

O plano de negócios deve conter o planejamento dos recursos necessários e análises financeiras e de investimentos. É uma etapa de planejamento essencial para o seu negócio, já que será necessário planejar a quantidade equipamentos, funcionários e produtos para começar o seu negócio.

Coloque o seu plano em ação

Com o plano de negócios desenvolvido, com os recursos planejados e o mercado já analisado, já está na hora de começar as operações.

A empresa deve ser formalmente registrada (comece essa atividade pelo menos três meses antes e conte com o apoio de um contador ou advogado), uma conta deve ser aberta em nome da empresa e toda a infraestrutura preparada.

Nesse momento, concentre-se em buscar clientes e fornecer a eles a melhor experiência que conseguir e não se esqueça de que o atendimento que ele receber é o que vai influenciar em como sua empresa será vista.

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Thaynara Carolina

Faz parte da equipe de Comunicação e Marketing da Seguralta desde 2017.
Thaynara Carolina