Desde 2009, o Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas ajuda na recuperação dos veículos de duas rodas por todo o país. Além disso, a plataforma tem a funcionalidade de evitar que consumidores e lojistas comprem bike roubada ou seus acessórios.
Com a sua intensificação, o site gerou um mapeamento de áreas de risco no país, auxiliando em muito a prática do pedal com mais segurança e prevenindo até possíveis roubos.
É muito fácil utilizar a plataforma, não é necessário ter fotos e nem o número de série do modelo roubado para o cadastro, mas guardar a nota fiscal ajuda a polícia a conferir números de série de bike roubadas. No site existe o campo estatísticas, com o ranking atualizado de roubos por cidade e por estado.
O site auxilia e muito, mas pequenas ações podem começar por você e elas, com certeza, ajudarão a inibir a ação dos ladrões. Veja abaixo:
- Quando comprar sua bike, peça para o lojista colocar o número do quadro na nota fiscal. Mesmo se sua bike já tiver sido comprada, veja se é possível tirar uma segunda via com essa informação.
- Tenha a nota fiscal e o número de série do seu quadro guardado em casa. Eles são essenciais para real identificação e uma possível recuperação da bicicleta.
- Jamais deixe sua bicicleta presa com cadeado e corrente, mesmo se for na garagem do seu prédio ou casa.
- Evite andar sozinho em lugares desertos. Evite lugares estreitos ou que tenham muitas árvores, pois muitos assaltantes ficam escondidos e te derrubam quando passa.
- Sempre tenha um plano de fuga em mente. Saiba quais as ruas que você pode cruzar para despistar o assaltante.
- Saiba onde estão as cabines de polícia. Em uma perseguição você pode mudar sua rota para ir em direção a uma.
- Quando parar em semáforos, fique dando voltas em frente aos carros e não parado.
- Nunca ande contra o trânsito. Se você precisar fugir de alguém, você poderá estender os braços para os motoristas e pedir passagem. Eles podem reclamar, mas você vai conseguir passar.
- Quando for parar em algum lugar e não trancar, se sua bicicleta tiver marchas, coloque na mais leve possível (mas sem efetivamente pedalar para efetuar a troca). Com isso, se algum espertinho resolver pegar a bike, sair correndo e começar a pedalar, a marcha pode simplesmente travar ou então cair na marcha leve e o ladrão vai pedalar muito sem quase sair do lugar.
- Não deixe sua bike solta dentro de casa em local visível. Existem diversos relatos de furtos por ladrões que pularam o muro ou se aproveitaram de alguém que deixou o portão de casa aberto por poucos instantes.
Conheça também o aplicativo “Bike Registrada”
Outra vantagem digital para a segurança na pedalada é o aplicativo Bike Registrada lançado em 2014 com serviços gratuitos e pagos, o aplicativo pode ser cadastrado por e-mail ou via conta do Facebook. Neste cadastro você consegue verificar bicicletas registradas sempre que alguém tentar lhe vender uma bike. Com esta ação o risco de adquirir bike roubada é muito baixo.
O Bike Registrada é um “RG” da bike que permite a sua identificação e do proprietário de forma rápida e simples, além de informar se é roubada ou não. O site também permite contato direto com o dono da bike roubada, criando possibilidades reais de recuperação do bem.
Gostou das dicas? Conhece mais algum site ou aplicativo útil? Conte para nós, a segurança no pedal nunca pode parar! Sabia que você também pode fazer um Seguro Bike e ficar mais tranquilo ainda? Faça aqui uma simulação sem compromisso.
Você achou esse post útil?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média dos resultados: / 5. Contador de votos:
Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!
Vamos melhorar juntos?
Obrigado pelo comentário.
Seguralta
Últimos posts por Seguralta (exibir todos)
- Seguro de Vida: Conheça os termos mais comuns ao contratar - 16/07/2020
- Não espere o prejuízo chegar: conheça o Seguro Empresarial - 27/03/2020
- Entenda tudo sobre veículos PcD - 13/03/2020