Bateram no meu carro e fugiram, o que eu faço agora?3 minutos de leitura

Bateram no meu carro e fugiram

De acordo com Código de Trânsito brasileiro “bater e fugir” é uma infração legal, um crime. A lei diz que os motoristas devem se identificar e conversar sobre como resolver o problema e os prejuízos.

Mas nos momentos de tensão não é isso que acontece. São comuns os casos em que o infrator foge, ou afirma que não é necessário acionar a seguradora e ligar para polícia, depois sem deixar rastros ou satisfações, some.

Bateram no meu carro e fugiram, como proceder?

  • Primeiramente, assegure-se de que seu veículo não está interferindo no fluxo do trânsito, se estiver, retire-o para um local seguro e sinalize;
  • Veja se não há vítimas, se houver chame a polícia;
  • Se ambos os envolvidos permanecerem no local, procure conversar com tranquilidade e ligar para sua seguradora (se for o causador do acidente), ou pedir para o outro condutor ligar (no caso dele ser o infrator);
  • Se acontecer o “bater e fugir”. Anote tudo. Fique atento para anotar a placa,a cor, o modelo do outro veículo. A localização, a hora e as informações de contato das testemunhas (se for necessário).
  • Se possível, tire fotos.
  • Faça um boletim de ocorrência (BO) e coloque todas as informações possíveis. Se o acidente não tiver vítimas pode ser feito pela Internet, caso tenha deve ser feito pessoalmente. Tire suas dúvidas sobre como BO e quais os documentos necessários clicando aqui.
seguro auto

Bateram no meu carro, fugiram e não tenho seguro o que fazer?

Na situação de bater e não haver seguro deve-se registrar todas as informações minuciosamente. Tirar fotografias e conseguir testemunhas e seus dados, como nome, telefone. É válido até imagens de câmeras de segurança.

Depois faça um boletim de ocorrência, fornecendo todas as informações que você tem, comprovando que não é o motorista responsável pelo acidente e o condutor culpado será procurado pela polícia.

Apesar de ser um direito seu, a espera é grande e o desgaste também.

Bateram no meu carro, fugiram, mas eu tenho seguro, o que fazer?

Há uma cobertura opcional que todo segurado pode contratar para seu veículo. A cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos é contratada por apenas 20% dos segurados no Brasil.

A cobertura para terceiros garante o reparo do veículo envolvido no acidente; o prejuízo é indenizado pela seguradora do culpado.

Normalmente, é o condutor responsável pelo acidente que paga o prejuízo, mas se você tem seguro auto, o motorista bateu e fugiu, a seguradora arcará com os danos. É necessário cumprir algumas exigências, como provar que não ser o causador do acidente (nesse caso, não paga a franquia), estar em dia com a seguradora e ter feito BO.

A franquia é o custo de responsabilidade do segurado no conserto do veículo, é cobrada na maioria dos casos de perda parcial. Já nos casos de perda total (custo superior a 75% do valor do veículo), a seguradora assume os gastos.

Portanto, vale a pena ter um Seguro Auto, garante agilidade, tranquilidade, e cuidado com você e seu veículo. Saiba como escolher o seguro ideal clicando aqui.

Atenção:

Bater o carro e fugir, pode gerar processos por danos morais e materiais, suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e se houver vítimas enfrentar processo de âmbito criminal.

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Ana Clara Moreno

Trabalha no departamento de comunicação da Seguralta.
Ana Clara Moreno

Últimos posts por Ana Clara Moreno (exibir todos)