De acordo com Código de Trânsito brasileiro “bater e fugir” é uma infração legal, um crime. A lei diz que os motoristas devem se identificar e conversar sobre como resolver o problema e os prejuízos.
Mas nos momentos de tensão não é isso que acontece. São comuns os casos em que o infrator foge, ou afirma que não é necessário acionar a seguradora e ligar para polícia, depois sem deixar rastros ou satisfações, some.
Bateram no meu carro e fugiram, como proceder?
- Primeiramente, assegure-se de que seu veículo não está interferindo no fluxo do trânsito, se estiver, retire-o para um local seguro e sinalize;
- Veja se não há vítimas, se houver chame a polícia;
- Se ambos os envolvidos permanecerem no local, procure conversar com tranquilidade e ligar para sua seguradora (se for o causador do acidente), ou pedir para o outro condutor ligar (no caso dele ser o infrator);
- Se acontecer o “bater e fugir”. Anote tudo. Fique atento para anotar a placa,a cor, o modelo do outro veículo. A localização, a hora e as informações de contato das testemunhas (se for necessário).
- Se possível, tire fotos.
- Faça um boletim de ocorrência (BO) e coloque todas as informações possíveis. Se o acidente não tiver vítimas pode ser feito pela Internet, caso tenha deve ser feito pessoalmente. Tire suas dúvidas sobre como BO e quais os documentos necessários clicando aqui.
Bateram no meu carro, fugiram e não tenho seguro o que fazer?
Na situação de bater e não haver seguro deve-se registrar todas as informações minuciosamente. Tirar fotografias e conseguir testemunhas e seus dados, como nome, telefone. É válido até imagens de câmeras de segurança.
Depois faça um boletim de ocorrência, fornecendo todas as informações que você tem, comprovando que não é o motorista responsável pelo acidente e o condutor culpado será procurado pela polícia.
Apesar de ser um direito seu, a espera é grande e o desgaste também.
Bateram no meu carro, fugiram, mas eu tenho seguro, o que fazer?
Há uma cobertura opcional que todo segurado pode contratar para seu veículo. A cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos é contratada por apenas 20% dos segurados no Brasil.
A cobertura para terceiros garante o reparo do veículo envolvido no acidente; o prejuízo é indenizado pela seguradora do culpado.
Normalmente, é o condutor responsável pelo acidente que paga o prejuízo, mas se você tem seguro auto, o motorista bateu e fugiu, a seguradora arcará com os danos. É necessário cumprir algumas exigências, como provar que não ser o causador do acidente (nesse caso, não paga a franquia), estar em dia com a seguradora e ter feito BO.
A franquia é o custo de responsabilidade do segurado no conserto do veículo, é cobrada na maioria dos casos de perda parcial. Já nos casos de perda total (custo superior a 75% do valor do veículo), a seguradora assume os gastos.
Portanto, vale a pena ter um Seguro Auto, garante agilidade, tranquilidade, e cuidado com você e seu veículo. Saiba como escolher o seguro ideal clicando aqui.
Atenção:
Bater o carro e fugir, pode gerar processos por danos morais e materiais, suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e se houver vítimas enfrentar processo de âmbito criminal.
Você achou esse post útil?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média dos resultados: / 5. Contador de votos:
Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!
Vamos melhorar juntos?
Obrigado pelo comentário.
Ana Clara Moreno
Últimos posts por Ana Clara Moreno (exibir todos)
- CNH Digital: quais as vantagens e como obter? - 13/02/2020
- Confira tudo sobre a Tabela Fipe! - 06/02/2020
- Seguro sem perfil: o que é e como funciona? - 30/01/2020