Enquanto a maior parte da população acredita que comprar imóveis é a solução de grande parte dos problemas financeiros, boa parte dos investidores defendem que comprar imóveis é desperdiçar tempo e capital. Mas quem leva a razão na disputa alugar ou comprar?
Pesquisamos e unimos aqui as vantagens e desvantagens de cada um, para ajudar quem está com dúvida.
Alugar um imóvel:
Primeiramente, sabe aquele velho consenso de que alugar um imóvel é sinônimo de prejuízo, já que é uma conta que se paga todo o mês sem ter nada em troca no final, isso é um mito, pois há momentos em que é mais lucrativo alugar do que comprar um imóvel.
Uma das maiores vantagens de alugar um imóvel é a mobilidade e flexibilidade proporcionadas. Com o aluguel existe um prazo de permanência que consta no contrato, e para quem precisa de um lar provisório ou gosta de mudança, essa seria a melhor opção.
Os valores e as variações mínimas são outra grande vantagem de alugar um imóvel, isso é atrativo para quem necessita de custos mais em conta, visto que as perspectivas para os próximos anos mostram alterações de percentuais baixas ou nulas.
Investidores apostam que esse é o cenário ideal para economizar, ter mais abertura financeira e realizar aplicações. Entretanto, há duas desvantagens que assustam na hora de optar por alugar um imóvel: os conflitos com proprietários e os reajustes de aluguel.
Comprar um imóvel:
No caso de compra de imóveis, precisa-se fazer uma pergunta: “Estou comprando essa casa como um investimento ou apenas para morar?”. Os imóveis próprios são vistos pelos brasileiros como sinônimo de segurança e estabilidade, mas, geralmente, a resposta para a pergunta acima é a segunda opção, o que não deveria ser.
Existem duas maneiras de comprar um imóvel: financiar ou pagar à vista. Os bancos oferecem diversas oportunidades de financiamento, o que isso significa dividir em parcelas mensais com juros pelo tempo estipulado no contrato, que hoje é de até 36 anos. Já comprar um imóvel a vista, é um custo alto e arriscado, para fazê-lo, faz-se necessário cálculo minucioso.
As maiores vantagens de se comprar um imóvel são a liberdade e propriedade. Com o imóvel próprio você pode realizar reformas e personalizar o seu lar do jeito que você gosta. Ademais, não há regras e normas regidas por um contrato, há casos de aluguel em que bichos de estimação são proibidos.
Mas ao optar pela compra de uma casa é necessário organização e planejamento financeiro, visto que a maior desvantagem para quem quer comprar um imóvel é o atropelo financeiro.
Antes de fechar o contrato, pesquise qual a melhor opção para comprar seu imóvel, pode ser o financiamento ou o consórcio, mas independente da escolha, coloque as despesas no papel e aprenda a ter disciplina financeira para não se atropelar financeiramente e adquirir dívidas.
Clique aqui e saiba como quitar o financiamento de um imóvel com uma carta de consórcio.
Afinal, qual é a melhor opção: alugar ou comprar?
Vale lembrar que a decisão de alugar ou comprar um imóvel, é muito pessoal, cada um tem que avaliar a rentabilidade e as circunstancias financeiras antes de definir qual é mais vantajoso para si, comprar ou alugar.
Se a melhor opção para você for comprar uma casa, faça uma cotação na Seguralta de Seguro Residencial, proteja o seu lar de imprevistos e evite dores de cabeça! Caso a melhor opção seja alugar um imóvel, cote um Seguro Fiança!
Você achou esse post útil?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média dos resultados: / 5. Contador de votos:
Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!
Vamos melhorar juntos?
Obrigado pelo comentário.
Ana Clara Moreno
Últimos posts por Ana Clara Moreno (exibir todos)
- CNH Digital: quais as vantagens e como obter? - 13/02/2020
- Confira tudo sobre a Tabela Fipe! - 06/02/2020
- Seguro sem perfil: o que é e como funciona? - 30/01/2020