Alugar ou comprar um imóvel?3 minutos de leitura

alugar ou comprar um imóvel

Enquanto a maior parte da população acredita que comprar imóveis é a solução de grande parte dos problemas financeiros, boa parte dos investidores defendem que comprar imóveis é desperdiçar tempo e capital. Mas quem leva a razão na disputa alugar ou comprar?

Pesquisamos e unimos aqui as vantagens e desvantagens de cada um, para ajudar quem está com dúvida.

Alugar um imóvel:

Primeiramente, sabe aquele velho consenso de que alugar um imóvel é sinônimo de prejuízo, já que é uma conta que se paga todo o mês sem ter nada em troca no final, isso é um mito, pois há momentos em que é mais lucrativo alugar do que comprar um imóvel.

Uma das maiores vantagens de alugar um imóvel é a mobilidade e flexibilidade proporcionadas. Com o aluguel existe um prazo de permanência que consta no contrato, e para quem precisa de um lar provisório ou gosta de mudança, essa seria a melhor opção.

Os valores e as variações mínimas são outra grande vantagem de alugar um imóvel, isso é atrativo para quem necessita de custos mais em conta, visto que as perspectivas para os próximos anos mostram alterações de percentuais baixas ou nulas.

Investidores apostam que esse é o cenário ideal para economizar, ter mais abertura financeira e realizar aplicações. Entretanto, há duas desvantagens que assustam na hora de optar por alugar um imóvel: os conflitos com proprietários e os reajustes de aluguel.

Comprar um imóvel:

No caso de compra de imóveis, precisa-se fazer uma pergunta: “Estou comprando essa casa como um investimento ou apenas para morar?”. Os imóveis próprios são vistos pelos brasileiros como sinônimo de segurança e estabilidade, mas, geralmente, a resposta para a pergunta acima é a segunda opção, o que não deveria ser.

Existem duas maneiras de comprar um imóvel: financiar ou pagar à vista. Os bancos oferecem diversas oportunidades de financiamento, o que isso significa dividir em parcelas mensais com juros pelo tempo estipulado no contrato, que hoje é de até 36 anos. Já comprar um imóvel a vista, é um custo alto e arriscado, para fazê-lo, faz-se necessário cálculo minucioso.

As maiores vantagens de se comprar um imóvel são a liberdade e propriedade. Com o imóvel próprio você pode realizar reformas e personalizar o seu lar do jeito que você gosta. Ademais, não há regras e normas regidas por um contrato, há casos de aluguel em que bichos de estimação são proibidos.

Mas ao optar pela compra de uma casa é necessário organização e planejamento financeiro, visto que a maior desvantagem para quem quer comprar um imóvel é o atropelo financeiro.

Antes de fechar o contrato, pesquise qual a melhor opção para comprar seu imóvel, pode ser o financiamento ou o consórcio, mas independente da escolha, coloque as despesas no papel e aprenda a ter disciplina financeira para não se atropelar financeiramente e adquirir dívidas.

Clique aqui e saiba como quitar o financiamento de um imóvel com uma carta de consórcio.

Afinal, qual é a melhor opção: alugar ou comprar?

Vale lembrar que a decisão de alugar ou comprar um imóvel, é muito pessoal, cada um tem que avaliar a rentabilidade e as circunstancias financeiras antes de definir qual é mais vantajoso para si, comprar ou alugar.

Se a melhor opção para você for comprar uma casa, faça uma cotação na Seguralta de Seguro Residencial, proteja o seu lar de imprevistos e evite dores de cabeça! Caso a melhor opção seja alugar um imóvel, cote um Seguro Fiança!

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Ana Clara Moreno

Trabalha no departamento de comunicação da Seguralta.
Ana Clara Moreno

Últimos posts por Ana Clara Moreno (exibir todos)