Aconteceu um sinistro, o que faço agora?2 minutos de leitura

No mundo dos seguros, sinistro é todo e qualquer evento que cause danos e/ou prejuízos a um bem segurado. Antes de tudo, se aconteceu um acidente, procure acalmar-se e pedir ajuda caso alguém esteja ferido. É muito difícil manter a calma em momentos tão delicados onde estamos assustados, mas tentar colocar a cabeça no lugar é fundamental para conseguirmos agir com razão e precisão.

Sinistro é a manifestação concreta do risco previsto no contrato de seguro, no período de vigência da apólice, e que ocasiona prejuízo de alguma ordem.

Para ficar mais fácil, veja abaixo alguns exemplos de sinistro de acordo com o respectivo seguro que tem cobertura contra o ocorrido:

Acidentes de carro

Colisão, alagamento, roubo/furto, danos a terceiros – coberturas oferecidas no Seguro Auto Compreensivo.

Acidentes de moto

Colisão, roubo/furto, danos a terceiros – coberturas oferecidas no Seguro Moto.

Acidentes em casa

Incêndio, explosões, roubo, queda de raio, vendavais – coberturas oferecidas no Seguro Residencial.

Perda da colheita

Em casos de granizo, seca, geada, chuvas fortes – coberturas oferecidas no Seguro Agrícola.

Não pagamento dos aluguéis

Esse evento é caracterizado pela decretação de despejo, abandono do imóvel ou entrega das chaves – coberturas oferecidas no Seguro Fiança.

Importante lembrar que ambas as partes – segurado e seguradora – têm seus deveres a cumprir. O amparo técnico por parte da seguradora acontece somente para aquilo que está previsto no contrato de seguro.

Procedimentos do sinistro

Depois de a situação estar sob controle, você pode acionar seu seguro de três formas:

– ligando para os canais de atendimento da corretora;

– para seu corretor;

– ou para os canais de atendimento da seguradora.

Independente do sinistro ocorrido, é altamente aconselhável registrar um boletim de ocorrências, assim evita-se problemas futuros.

Nesse momento, o corretor de seguros vai te fornecer grande ajuda ao conferir na apólice se os danos estão cobertos ou não, acionando a seguradora e prestando todo auxílio necessário. Porém, o processo acaba sendo mais rápido quando passado diretamente para a corretora, pois ela já tem toda sua documentação.

Posteriormente as perdas do sinistro serão avaliadas pela seguradora, que fará uma vistoria no bem.

Não espere o imprevisto acontecer

Revise a apólice do seguro com seu corretor: veja se as coberturas estão te atendendo – você pode querer tirar alguma e adicionar outra -, se os dados cadastrais estão corretos e quais assistências e coberturas estão te protegendo. Atente-se também na data de vigência da apólice.

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