Como juntar dinheiro para fazer um consórcio?

O consórcio é uma excelente opção para quem deseja adquirir um automóvel ou um imóvel, mas deseja parcelas mais baixas e sem taxas de juros cobradas em financiamento. Além de ser um ótimo investimento para quem não precisa da aquisição de imediato, é uma maneira inteligente de conseguir o bem desejado com muito mais controle financeiro.

Mas para fazer um consórcio, o ideal é planejar com antecedência todo o investimento e organizar melhor seu orçamento para que você consiga adquirir o tão sonhado carro ou casa. Para te ajudar com essa tarefa, separamos algumas dicas para te auxiliar na hora de reestruturar as suas finanças, confira:

  1. Saiba qual é a sua renda

O primeiro passo é analisar o seu salário líquido. Desconte as suas contas fixas, como plano de saúde, aluguel, prestações e depois os gastos esporádicos. O saldo que restar é o capital que você pode utilizar para investimentos, como o consórcio.

  1. Registre todas as suas despesas

Não importa se é com papel e caneta ou uma planilha elaborada, o importante é ter suas despesas registradas para que você possa analisá-las com cuidado. Isso irá te ajudar a entender quais são seus maiores gastos e ter um controle maior sobre suas dívidas.

  1. Elimine os supérfluos da sua lista

Uma dica é ficar de olho nas despesas ocultas, aquelas que a gente gasta sem perceber, mas que acabam tendo um impacto grande no final do mês.

Faça uma lista do que é realmente essencial para você e sua casa, como as contas mensais de água e luz, e uma outra lista de coisas que você pode tirar do seu orçamento e que você não sentirá falta.

  1. Renegocie a suas dividas

O fato de você estar endividado não quer dizer que você não possa fazer um consórcio. Renegociar as dívidas e quitá-las é o primeiro passo antes de assumir um novo compromisso, como um consórcio.

  1. Fuja das compras impulsivas

Antes de comprar, procure planejar com cuidado, pesquise preços, busque descontos e se limite a comprar somente o que for necessário.

Economizar dinheiro para muita gente parece ser uma tarefa impossível, mas se você tiver um pouco de disciplina financeira, é possível economizar o necessário para investir em um consórcio, pagando menos do que em um financiamento na aquisição de um carro ou um imóvel.

Para saber qual é o melhor plano de consórcio para você, entre em contato com um dos consultores Seguralta e invista no seu bem desejado.