10 dicas para cuidar do seu carro

Usamos o carro diariamente para realizar diversas tarefas, como ir ao trabalho, levar os filhos para a escola, viajar, fazer compras e outras atividades que tornam indispensáveis o uso dele. Mas, é importante ficar atento a cuidados essenciais para a organização e limpeza.

Por isso, separamos uma lista com algumas dicas simples que podem te ajudar a cuidar da organização, limpeza e segurança do seu veículo, confira:

  1. Organize os itens do seu carro.

Hoje é possível encontrar no mercado, organizadores que podem facilitar na hora de guardar documentos do veículo ou outros pertences que você opte por deixar dentro do carro. Se você possui crianças, um porta-treco na parte traseira do banco pode te ajudar a manter os brinquedos em ordem.

  1. Tenha um lixinho para carros.

Os lixinhos de carros são excelentes ajudantes na hora de descartar algo pequeno, mas caso você possua algum lixo que ocupe um espaço maior, guarde e descarte em um lugar adequado quando possível. Não jogue lixo pela janela, o meio ambiente agradece!

  1. Dê uma atenção especial para o para-brisa.

É essencial não ficar muito tempo sem limpar o para-brisa do seu veículo, já que é por ele que você enxerga o trânsito e além de deixar o seu carro esteticamente mais bonito, você estará garantindo que nada irá obstruir a sua visão enquanto estiver dirigindo.

Use também produtos específicos que evitam que o vidro fique embaçado durante a chuva.

  1. Utilize produtos de limpeza específicos para carros.

A limpeza no interior do carro deve ser feita com frequência para evitar maus odores e sujeira. Para isso, é recomendado utilizar produtos de linhas direcionadas para carros, já na parte externa você pode fazer a lavagem a seco, que além de economizar tempo e dinheiro, também contribui para o meio ambiente.

  1. Lembre-se do ar-condicionado.

Se o seu carro possuir ar-condicionado, é importante reparar nos sinais de desgaste do filtro do ar. Para identificar, basta observar a quantidade de impurezas no equipamento. Não há um prazo certo para a troca do filtro, mas é aconselhável fazer a substituição com a cada 10 mil quilômetros rodados em áreas urbanas e 5 mil em caso de áreas rurais.

  1. Fique de olho na cadeirinha para crianças.

Além da organização e limpeza, cuidar da segurança das crianças durante o trânsito é essencial. Por isso, transite com a cadeirinha ou o bebê conforto indicado para idade da criança e fixe de forma correta antes de ligar o carro.

  1. Leve o essencial no porta-malas.

Uma caixa de ferramentas é útil na hora de trocar um pneu ou até pequenos reparos que você mesmo possa fazer e o melhor lugar para guardá-los é no porta-malas do seu carro. Além da caixa de ferramentas, outros objetos de emergência, como estepe e macaco, podem ser guardados na parte traseira e é importante lembrar de deixar esses itens de fácil acesso no caso de viagens em que as malas ocupam esse espaço.

  1. Utilize o porta-luvas de forma correta

O porta-luvas é mais conhecido por guardar tudo, mas o ideal é manter apenas os itens essenciais por lá, como lanterna, manual do carro, caixa de primeiros socorros e telefones importantes, como do seu consultor de seguros. Assim, você terá tudo o que precisa de forma rápida em caso de alguma emergência.

  1. Tenha um rastreador

O rastreador de veículo se tornou uma das principais ferramentas para localizar um carro, caso ele seja roubado ou furtado. Além de oferecer tranquilidade, a instalação do equipamento traz alguns benefícios, como a redução do valor em seguro de automóvel. Por isso, adquirir um rastreador pode fazer toda a diferença caso algo aconteça.

  1. Invista na segurança do seu veículo.

Acidentes e imprevistos podem acontecem a qualquer momento, por isso não conte com a sorte. O Seguro Auto é mais um aliado na segurança do seu carro e oferece várias vantagens como assistência gratuita 24h, serviços emergenciais, colisão, roubo e entre outros.

Viu como cuidar do seu carro poder ser mais fácil do que se imagina? Portanto, dê a proteção que seu carro merece, entre em contato com um dos consultores Seguralta e ele te ajudará a escolher o melhor seguro e que atenda todas as suas necessidades.