10 dicas de bike para iniciantes4 minutos de leitura

Você acabou de comprar uma bicicleta novinha ou simplesmente decidiu que irá adotar um novo hábito no seu dia a dia, mas não sabe quais são as precauções que deve tomar antes de sair pedalando? Não se preocupe! Separamos uma série de dicas que vão desde a melhor forma de pedalar no trânsito, qual a melhor forma de ajustar a altura do selim, como proteger a bike e até estratégias para evitar o excesso de transpiração em uma pedalada até o trabalho. Confira as dicas:

  1. Use equipamentos de segurança

O item básico para a proteção é o capacete. Procure por um modelo com boa ventilação, fácil travamento e de material com qualidade garantida.  Os óculos que filtrem o excesso de luminosidade e protejam seus olhos contra o vento, poeira e insetos também são essenciais. As luvas são itens que devem ser considerados, em função do conforto e firmeza que proporcionam à condução, além de claro, proteger suas mãos em caso de quedas.

  1. Aprenda a fazer manutenção de emergência

Você não precisa ser um especialista em mecânica para começar a pedalar. No entanto, é recomendável que consiga realizar algumas tarefas básicas de manutenção, como reparar e trocar um pneu.

Você consegue aprender a fazer algum desses reparos assistindo alguns tutoriais na internet, pedindo ajuda para um amigo ou até mesmo conversando com alguns profissionais.

  1. Lembre-se da sinalização

É possível fazer uso de equipamentos e acessórios que garantem uma segurança adicional durante a pedalada, como as luzes sinalizadoras que podem ser instaladas nas partes dianteira e traseira da sua bike, além dos adesivos refletores que podem ser colados em acessórios, como no seu capacete, assim evitando que passe despercebido durante a noite ou lugares mais escuros.

  1. Se preocupe com sua postura na bike

Antes de pedalar, ajuste a altura do selim. O ideal é que ao sentar no banco, sua perna fique quase reta.

  1. Lembre-se de se hidratar

Como em qualquer outro esporte, o cuidado com a hidratação é de extrema importância na prática de bike tanto para iniciantes como para veteranos.

Não espere sentir sede para beber água, pois esse já é primeiro sinal de desidratação. O ideal é que sempre carregue uma garrafa com água e faça a ingestão constantemente durante todo o dia e não só durante a pedalada.

  1. Fique de olho na alimentação

Evite ingerir alimentos muito pesados e de difícil digestão antes de sair com sua bike. O recomendado nesse momento, é o consumo de comidas leves e com que tenha baixo teor glicêmico, como biscoito integral, frutas e sucos.

  1. Respeite seus limites

Se você for fazer o seu trajeto em meio aos carros e outros veículos, lembre-se de ficar no lado direito da via e tente manter uma distância de 1,5m de pedestres, veículos e outros ciclistas. Essa distância garante que você não esbarre em nenhum veículo e acabe sofrendo um acidente.

  1. Leve uma blusa a mais

Se você estiver utilizando a bicicleta para chegar até o trabalho, o indicado é levar sempre uma camisa extra para usar no trabalho, assim você pode pedalar tranquilamente e não se preocupar com o suor.

  1. Utilize a cestinha da bike ou carregue uma mochila

Para carregar todos os acessórios e objetos que você irá precisar ou até mesmo os seus pertences a cestinha da bike é opção mais recomendada para que você não precise se preocupar e guiar sua bicicleta sem preocupação. Mas, se você não é muito adepto a cestinha, você pode utilizar uma mochila que caiba o que você precise.

O importante é que suas mãos estejam livres e que não se preocupe com nada caindo pelo caminho.

  1. Proteja a sua bike

Hoje já é possível encontrar no mercado um seguro específico para bike de alta performance, ou seja, para bicicletas utilizadas por atletas de ciclismo. Mas, se você tem uma bike mais comum, algumas práticas como utilizar uma tranca, não pedalar em lugares isolados e fazer o registro da sua bike pode evitar dores de cabeça em caso de furto ou roubo.

Por tanto, para tornar a sua pedalada muito mais tranquila não se esqueça das dicas desse post e se você quiser ver mais dicas sobre bike, confira nosso post sobre pedalar no trânsito, clicando aqui.

Você achou esse post útil?

Clique nas estrelas para avaliar!

Média dos resultados: / 5. Contador de votos:

Se você achou esse post útil...

siga a gente nas redes sociais.

Que pena que esse texto não tenha sido útil pra você!

Vamos melhorar juntos?

Thaynara Carolina

Faz parte da equipe de Comunicação e Marketing da Seguralta desde 2017.
Thaynara Carolina

Últimos posts por Thaynara Carolina (exibir todos)