As 10 Franquias que mais cresceram em 2013


A ABF (Associação Brasileira de Franchising) elaborou uma lista com as dez microfranquias (redes com investimento inicial de até R$ 80 mil) que mais abriram unidades em 2013, a pedido do UOL.

Com 307 novas unidades em 2013, a  Nosso Bar Brahma foi a microfranquia que mais abriu pontos comerciais no país. Na segunda posição, ficou a rede Mr. Limp (serviços de limpeza), com 187 novas lojas no ano passado. Em seguida, vem o Cartório Postal (franquia de envio e transferência de documentos), com 182 pontos comerciais, a franquia Spa da Sobrancelha (centro de estética para os olhos), com 169 lojas e a rede House Shine (limpeza residencial), com 161 lojas.

Completam a lista as franquias Seguralta (corretora de seguros), com 112 novos pontos comerciais, em 2013; Prepara Cursos (cursos profissionalizantes), com cem unidades abertas; Ensina Mais (reforço escolar), com 95 inaugurações; Divulgapão (publicidade em sacos de pão), com 92 novas unidades; e Jadlog (transporte de cargas), com 63 pontos inaugurados.

Entre as que mais avançaram no ano passado, a de menor investimento é a Seguralta. Com R$ 20 mil é possível montar uma unidade da rede e trabalhar em casa.

Para o diretor de microfranquias da ABF, Edson Ramuth, a abertura de novos pontos comerciais se deve ao baixo investimento exigido por estas redes e à possibilidade de operar o negócio, em muitos casos, da própria casa.

“As microfranquias contam com suporte e treinamento de uma franquia normal, mas exige um investimento menor, o que possibilitou que empreendedores com menor renda se tornassem donos do negócio próprio”, afirma.

Segundo a ABF, em 2013, o número de unidades de microfranquias chegou a 17,2 mil, 29% a mais do que no ano anterior. Já o faturamento dessas redes subiu de R$ 4,5 bilhões, em 2012, para R$ 5,9 bilhões, no ano seguinte, alta de 31%.

Fonte: UOL

Deixe um comentário