Responsabilidade Civil Profissional: Entenda o que é e como funciona essa modalidade de Seguro

Alguma vez você já ouviu falar em “Responsabilidade Civil Profissional” ou “RC Profissional”? Talvez seja um termo desconhecido e certamente você, que conhece um pouco sobre seguros, vai saber do que estamos falando, mas se você não tem a mínima ideia do que seja, vamos te explicar.

Responsabilidade Civil Profissional protege a empresa e os seus profissionais contra reclamações apresentadas por perdas financeiras, danos materiais ou pessoal resultantes dos serviços prestados aos clientes. E o segurado, mediante o pagamento do valor do seguro, transfere à seguradora a reparação dos prejuízos que ele venha causar a terceiros.

Ou seja, ao contratar esse seguro estamos assegurando o seu patrimônio contra perdas que podemos sofrer por causa da obrigação de ressarcir financeiramente outra pessoa por um dano causado por sua responsabilidade.

Vejamos as principais coberturas deste produto:

  • Responsabilidade por ato, erro ou omissão profissional.
  • Responsabilidade Solidária por atos danosos de subcontratados.
  • Custos de defesa (esfera judicial, administrativa ou arbitral).
  • Danos morais.
  • Extravio, roubo ou furto de documentos de clientes ou terceiros incluindo registros de informática.
  • Violação de direitos de propriedade intelectual.
  • Difamação, calúnia e injúria.
  • Prazo complementar de três anos para apresentação de reclamações.

Qualquer um de nós em nossas atividades profissionais, está sujeito a inúmeras situações onde podemos causar danos a outras pessoas, como: um erro médico, acusações de danos morais ou até mesmo um incêndio de um estabelecimento. Essas situações por si só são muito desagradáveis, mas quem possui essa proteção do RC Profissional possui mais tranquilidade para lidar com situações semelhantes.

Procure um corretor (a) da Seguralta, conheça mais sobre o RC Profissional e quais coberturas são as que melhores atendem sua necessidade.