Qual é a hora certa para trocar de carro?

trocar-de-carro


Que tal você antes de qualquer coisa, avaliar se o veículo está dando mais problema que o normal? Depois de algum tempo de uso, os carros acabam gerando um custo maior para o proprietário. Porém, a troca do veículo pode ser vantajosa, pois a concorrência é forte e o acesso ao crédito esta cada vez mais fácil.

Dizem que o certo é trocar o carro a cada quatro ou cinco anos. Mas avaliando os custos de manutenção, segurança, conforto e os designs de inovação nesses anos, vale mais a pena trocar o veículo a cada dois anos, porém é preciso analisar muito bem seu orçamento doméstico antes de qualquer decisão.

Em geral, quanto mais velho o carro, maiores os gastos com manutenção. Mas, se o veículo faz poucas visitas à oficina e suas peças são baratas, você ainda pode estar no lucro.  É claro que para muitos brasileiros comprar um carro zero quilômetro, é mais do que um sonho e sim uma prioridade, isso decorre do rápido crescimento de consumo.

Nunca se esqueça de verificar a documentação antes da venda. Preencha e guarde em um local seguro o CRV (Certificado do Registro do Veículo). Após concluir as transações bancárias, coloque a data da venda do veículo no CRV. Jamais entregue este documento em branco para o comprador ou para o despachante, porque caso contrário, você corre o risco de receber uma notificação de multa ou de débitos do veículo vendido.

Caso o novo dono do veículo não realize a transferência, as multas e débitos são de responsabilidade do antigo dono do veículo.

Uma dica bacana é você tirar cópia de toda a documentação de venda, e não se esqueça de informar ao DETRAN que o veículo que estava no seu nome foi vendido. Peça aos compradores para que eles assinem o comprovante de transferência com uma cópia autenticada preenchida e reconhecida pelo protocolo geral do DETRAN ou CIRETRAN, dentro do prazo de 30 dias, prazo definido por lei para que o novo proprietário do veículo fazer a transferência, contando a partir da data de venda do CRV.

Caso termine o prazo de 30 dias sem que o novo dono do veículo tenha feito a transferência, o antigo proprietário deverá bloquear o veículo por falta de transferência. Desta forma, o novo proprietário só conseguirá licenciar o veículo assim que ele finalizar a transferência.

Para ter certeza que o novo dono do veículo fez a transferência, você pode entrar no site da Secretária da Fazenda, colocar o RENAVAM do veículo vendido e seu CPF. Caso não consiga acesso às informações do veículo é porque a transferência foi efetuada.

Deixe um comentário