Para que servem as mudanças na nova CNH?

nova-cnh
Nova CNH entra em vigor a partir de janeiro de 2017.


A partir deste ano, os brasileiros irão se deparar com uma nova CNH. As mudanças atendem à resolução do Contran e serão válidas em todo o país. Por isso, é bastante importante você ficar por dentro do que muda no documento. Quer saber o que há de novo e para que servem essas mudanças? Confira abaixo.

O que muda na nova CNH

 

Cor

A tarja localizada no topo do documento terá o azul esverdeado substituído pela cor preta. A impressão permanece em alto relevo.

 

Mapa do Estado

A mesma tarja terá em seu lado direito o mapa do estado que emitiu a habilitação.

 

Números de Identificação

  • Dois números de identificação nacional: Registro Nacional e Número do Espelho da CNH.
  • Um número de identificação estadual: Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

 

QR-Code

Uma das principais novidades em termos de tecnologia da informação, os documentos terão um QR-Code que conectará a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), fornecendo os dados do motorista. O código será um quadrado de 5cm localizado no verso inferior da carteira e será implementado a partir de maio.

 

Tinta Especial

O mapa do Brasil, no canto superior esquerdo, passa a ser impresso com uma tinta especial que dificulta a falsificação. Todo o fundo do documento ficou mais amarelado e alguns elementos gráficos, como números, poderão ser conferidos com o uso de luz ultravioleta.

 

Imagem de Fundo

Brasões da República impressos no fundo só poderão ser vistos com luz negra. Uma holografia com a sigla CNH impressa repetidas vezes ficará localizada na parte inferior. Novos fios de microletras, itens em relevo e microimpressão também irão garantir maior segurança.

 

Código Numérico

Um novo código de validação, composto por dados individuais de cada CNH, vai permitir aos agentes de trânsito validar a habilitação por meio de um aplicativo.

 

Mas para que servem?

nova-cnh-documento
Fonte: NV1

De maneira geral, todas essas mudanças servem para:

  • Dificultar as falsificações;
  • Aumentar a segurança do documento;
  • Melhorar a organização das informações;
  • Facilitar a identificação dos condutores pelos agentes de trânsito;

Concluindo…

Todas essas mudanças são válidas para os documentos expedidos a partir de 2017 em todo o Brasil. Mas não se preocupe, pois nada muda para quem tem a CNH atual.

Os condutores não precisam fazer a troca imediatamente. A carteira atual continua valendo até sua data de vencimento. Além disso, os valores para obtenção ou renovação permanecem os mesmos.

Deixe um comentário