Mulheres já representam 48% dos proprietários de franquias


A participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro é crescente nos últimos anos. No setor de franquias, por exemplo, elas já representam 48% entre os proprietários de unidades das mais de duas mil redes presentes no país. Os dados são de estudo feito pela Rizzo Franchise, consultoria que estuda o segmento de franchising, que já representa 2,8% do Produto Interno Bruto Nacional).

Adriana da Matta (foto) é parte desta estatística. A empresária possui duas lojas e três quiosques da Empada Brasil, em São Paulo há sete anos. “Nós mulheres somos mais cuidadosas com os negócios, o que reflete no sucesso das empresas”, afirma. “A mulher consegue, com jeitinho, tirar o melhor de seus funcionários”, complementa. Criada em 1999 por uma família mineira, a rede de empadarias está em constante expansão.

A ideia de Adriana, de investir na gestão de pessoas para conferir qualidade ao negócio é a mesma estratégia adotada por Simone Franceto, de Piracicaba, interior de São Paulo, que iniciou no início deste ano suas atividades com a Ecojardim, microfranquia especializada em cuidar da nutrição e beleza dos jardins. “Trabalhei durante cinco anos em uma empresa de tecnologia, mas sempre gostei de natureza e quis ter um negócio próprio. A Ecojardim permitiu aliar as duas coisas e tem sido uma experiência muito boa”, diz a franqueada.

Outro exemplo de profissional que trocou o emprego por um negócio próprio é o de Silvia Camilo. Ela deixou o cargo de executiva de contas em uma multinacional de vendas e montou sua franquia da Seguralta, primeira e única rede de franquias do setor de seguros no Brasil. “Escolhi a franquia porque nunca ficamos sozinhos no negócio. A marca dá todo o suporte”, diz a franqueada, que escolheu a área de seguros por ser uma das que mais crescem no país.

Além de confiança na bandeira que está sendo franqueada e da afinidade com a área de negócio, também chama a atenção das empreendedoras a possibilidade de atuarem em uma área que esteja em um bom momento de mercado, como é o caso dos setores da construção civil e beleza.

Silvia Saidah, de 34 anos, por exemplo, montou uma franquia da marca Doutor Resolve, empresa que presta serviços gerais como instalação de pias, pintura de paredes, desentupimento de canos e instalações elétricas. Em poucos meses de atuação ela já possui 15 funcionários e não reclama do movimento em sua unidade, na Vila Mariana, zona Sul de São Paulo. Boa parte do quadro de funcionários é composta por mulheres, o que para ela é também uma vantagem, pois avalia que a atuação feminina neste tipo de serviço acaba sendo uma garantia a mais de qualidade.

Giani Fernandes, de Florianópolis, Santa Catarina é outro exemplo. Há um ano ela apostou no setor de beleza e inaugurou sua franquia da LaserStar, especializada em fotodepilação. Para ela, a administração feminina tem sido o segredo de sucesso do seu negócio. “Não gosto de ficar escondida o tempo todo em um escritório, e a franquia da LaserStar permitiu que eu tivesse uma participação em todas as áreas”, afirma.

Sobre a Empada Brasil A Empada Brasil é uma rede de empadarias em constante processo de expansão. Criada em 1999, a partir das tradicionais e secretas receitas de uma família mineira, a empresa tornou-se uma marca forte apostando na associação da herança familiar com o charme da cidade serrana de Petrópolis (RJ), onde surgiu a primeira loja. Em pouco tempo, Petrópolis já estava exportando lojas da Empada Brasil para cidades vizinhas do Rio. Foi nesta fase que os pioneiros do negócio sentiram a necessidade de desenvolver uma franquia da marca, que pegou a ponte aérea sem escalas para São Paulo. Com a inauguração de uma loja na tradicional Rua Augusta, houve um rápido crescimento da rede no estado, que garantiu o estímulo necessário para a expansão nacional da Empada Brasil em franquias cada vez mais procuradas. Atualmente, a Empada Brasil conta com mais de 60 pontos de vendas. Acesse: www.empadabrasil.com.br.

Sobre a EcoJardim Com sede em Porto Ferreira, São Paulo, a EcoJardim é a primeira franquia com foco no tratamento e nutrição de jardins utilizando produtos organominerais. O franqueado, após concluir o treinamento recebe o certificado de “Especialista em Jardinagem”, torna-se apto a diagnosticar e solucionar problemas, como plantas que não se desenvolvem, pragas, fungos, doenças, insetos entre outros. Atualmente com 55 franquias, a rede dispõe de profissionais especializados como biólogo, engenheiro agrônomo e técnico em nutrição de plantas que oferecem ao franqueado todo suporte que eles precisam. Informações sobre a franquia e os serviços estão no site www.ecojardimfranquias.com.br ou pelo e-mail contato@ecojardim.net.br
Sobre a Doutor Resolve Fundada em 2010 pelo empresário David Pinto, a Doutor Resolve vendeu mais de 500 unidades em pouco mais de 1 ano de atuação no mercado. Ainda de acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising -, a rede ocupa a 1ª posição entre as marcas que mais venderam unidades em 2011, totalizando 352 no período. As unidades da marca oferecem serviços de pintura, elétrica, alvenaria, hidráulica e jardinagem em imóveis de todos os estados, sempre com profissionais capacitados que proporcionam ao consumidor mais segurança e garantia de serviços bem realizados. A lista completa de franquias e dados de contato para investidores interessados em aderir à rede encontram-se no site www.doutorresolve.com.br

Sobre a Seguralta Fundada pelo empresário Reinaldo Zanon Filho e com sede em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a Seguralta Corretora de Seguros já está no mercado há mais de 40 anos. Em 2008, os empresários e irmãos Reinaldo Zanon e Luis Gustavo Zanon, filhos do presidente da marca, lançaram a Seguralta Franchising, primeira e única rede de franquias do setor de seguros no Brasil. São três modelos diferentes (Máster, Standard e Home Based) com investimentos entre R$ 12.500 e R$ 530 mil. As franquias oferecem seguros individuais e empresariais, crédito consignado, consórcio de imóveis & automóveis, financiamento de veículos, entre outros. São mais de 210 unidades no Brasil e mais de 100 mil clientes na carteira. Para mais informações, acesse www.franquiaseguralta.com.br.

Sobre a LaserStar Brasil Criada em 2010, a LaserStar Brasil chegou com diferenciais que rapidamente a tornaram uma importante marca do mercado de estética. Com 40 unidades, espalhadas em diferentes regiões do país, a empresa apresenta o equipamento de Fotodepilação por Luz Intensa Pulsada como principal foco na prestação de serviços, o que permite ao consumidor uma alternativa em depilação com resultados duradouros, sem dor e com alto nível de qualidade e segurança. Amplamente utilizado na Europa, este mesmo equipamento é considerado o que há de mais tecnológico no mercado de estética e permite, além da depilação, a realização de outros tratamentos de pele, como clareamento e rejuvenescimento. Enquanto franquia, a LaserStar Brasil também se diferencia no mercado por oferecer um negócio flexível e de rápido retorno. Isto porque, além de atuar com fotodepilação, área que permite grande margem de lucro, o empreendedor tem a possibilidade de agregar outros tipos de serviços do segmento estético.

Fonte: Refrescante

Deixe um comentário