Entenda o que aumenta o valor do seu Seguro Auto

Você já deve ter se perguntado: Afinal, por que o Seguro Auto muda de pessoa para pessoa? Esta é uma dúvida muito comum e que nem sempre é solucionada, por isso separamos os principais motivos que influencia essa diferença no valor final do seguro auto de cada pessoa.

As primeiras informações obtidas em um formulário de cotação é essencial para se começar a ter uma noção de preço.

O histórico do cliente é um exemplo. É nele que conseguimos ver se o segurado nunca se envolveu em sinistros e seu seguro pode sair mais barato do que o de um condutor que já passou por esses eventos. Além disso, consideram-se outros pontos como:

  • Idade e Sexo: as mulheres e os idosos costumam pagar mais barato no seguro. No contexto geral, eles tendem a ser mais cautelosos ao volante.
  • Pessoas casadas e com filhos: apresentam um comportamento mais prudente, portanto tendem a pagar menos que os solteiros ou pessoas sem filhos.
  • Tempo de habilitação: de forma geral, motoristas mais experientes se envolvem em menos acidentes, quando comparados com pessoas com pouco tempo de habilitação.

Depois da análise do perfil do segurado, as seguradoras buscam entender como é utilizado e onde o veículo fica regularmente, levando em conta os seguintes fatores:

  • Exposição do veículo: O local onde o carro fica estacionado e se fica em um lugar fechado ou aberto influencia no valor, pois se for considerado um local de alto risco a probabilidade de ocorrer um sinistro é bem maior.
  • Condução: Na hora da cotação é essencial que seja informado se além do condutor principal há mais outros condutores do automóvel, como filhos e cônjuges.
  • Região: Pessoas que residem e circulam por locais com mais incidência de acidentes, roubo ou furto de veículos, pagarão mais pelo seguro. Por exemplo, os grandes centros são os mais comuns.

O próprio carro tem grande influência no valor final do seguro, separamos algumas variáveis que as seguradoras mais observam:

  • As seguradoras levam em conta o valor do reparo naquele modelo de veículo analisado. Se as peças são caras ou mais baratas, causam alteração no valor.
  • O modelo faz parte da lista dos carros mais roubados? Isso também é relevante, como também se há rastreadores e alarmes que ajudam no rastreamento do veículo.

Além de tudo que já falamos, o valor sofre mudança de acordo com as coberturas que você precisa. Um seguro mais completo, com mais assistências e coberturas, consequentemente se torna um seguro mais caro, como um seguro básico tende a ser mais em conta, mas é importante lembrar que o seguro precisa atender as suas necessidades, além do custo-benefício.

Procure um corretor (a) da Seguralta, conheça mais sobre Seguro Auto e quais são os outros fatores que podem influenciar no valor do seguro do seu carro.