Descubra os riscos de postar nas redes sociais e veja como se prevenir

riscos-de-postar-fotos


Muito se fala que as redes sociais aproximam pessoas que estão distantes, mas ao mesmo tempo também afasta aquelas que estão próximas. De fato, elas têm um peso relevante em nosso dia a dia. São perfis, páginas, posts, comentários, curtidas, compartilhamentos… Tudo isso, acaba tornando públicas algumas informações que deveriam se manter privadas.

 

Por isso, é preciso tomar muito cuidado quando se trata de postagens sobre o seu cotidiano. Afinal, não sabemos quem terá acesso a essas informações.

 

Utilizar o bom senso e a discrição nunca é demais. Certas coisas jamais devem ser publicadas e existem configurações para selecionar as pessoas que você quer que tenha acesso às suas publicações. Confira as nossas dicas.

 

Dicas de Segurança:

 

1 – Cuidado ao aceitar solicitações de amizades: parece simples, mas muitas pessoas aceitam qualquer um que solicita sua amizade nas redes sociais. Saiba que existem muitos perfis falsos criados por pessoas que querem investigar, vasculhar e aplicar golpes. Por isso, não aceite solicitações de qualquer pessoa sem antes saber quem ela é realmente.

 

2 – Tenha cautela ao divulgar informações do seu dia a dia: evite publicar fotos que demonstre onde você está no momento. É comum fazer check-in em locais públicos, mas é sempre bom ter cautela. Publicar em excesso, pode gerar alguns problemas indesejáveis, pois diz para todo mundo onde você está, o que está fazendo, onde costuma ir, onde estuda, onde trabalha, inclusive que você não está em casa naquele momento. Por isso, seja discreto!

 

3 – Cuidado ao anunciar passeios e viagens:  evite anunciar os lugares para onde está indo, principalmente se sua casa ficar sozinha. Apesar da vontade de dizer a todos que a sua viagem ou passeio é “super legal”, uma dica importante é fazer as postagens sobre ela após voltar para casa. E jamais diga o tempo em que ficará fora!

 

4 – Evite postar objetos de valor: carros, relógios, tênis, sapatos, vestidos, jóias, smartphones, casas, chácaras, fazendas, lanchas, iates… Não fique demonstrando seu patrimônio para pessoas alheias.

 

5 – Não descuide da sua privacidade: essa é a nossa principal dica. É possível configurar seu perfil para que você escolha o que é público e o que é privado em sua Linha do Tempo no Facebook. Lembre-se que existem amigos de seus amigos que também podem ver suas postagens.

 

Como editar as configurações de privacidade?

 

Elencamos algumas configurações de privacidade na principal rede social utilizada no Brasil: o Facebook. Existem algumas informações que são públicas como nome, foto do perfil, foto da capa, gênero, nome de usuário, ID de usuário (número da conta) e redes.

 

Privacidade do Perfil

É possível editar lugares em que viveu, sua família e relacionamentos. Basta clicar em “Sobre”, abaixo da sua foto da capa, depois passar o cursor sobre a informação que deseja alterar e clicar em “Editar”. Use o seletor de público ao lado dessa informação para escolher quem pode visualizá-la.

 

Minhas Publicações

Quando você publica suas atualizações de status, fotos e outros itens, vai ver a ferramenta “Seletor de Público”, como na imagem abaixo. Clique na ferramenta e selecione com quem você quer compartilhar.

 

Publicações na minha Linha do Tempo

Quando outras pessoas publicam em sua Linha do Tempo, você pode controlar quem vê essa publicação. A “Análise da Linha do Tempo” permite escolher se as publicações nas quais você foi marcado aparecerão na sua Linha do Tempo:

  1. Clique em no canto superior direito de qualquer página do Facebook e selecione “Configurações”.
  2. Na coluna da esquerda, clique em “Linha do Tempo” e depois em “marcação”.
  3. Encontre a configuração Analisar publicações nas quais amigos marcam você antes de serem exibidas na sua Linha do Tempo? e clique em Editar à direita.
  4. Selecione “Ativada” no menu suspenso.


E então? Gostou das nossas dicas? Configure essas alterações em seu perfil no Facebook e mantenha sua privacidade segura. E lembre-se: use sempre o bom senso nas redes sociais.


Deixe um comentário