Como executivos de grandes empresas podem se proteger de ações judiciais?

Seguro de Responsabilidade Civil D & O

Quando falamos em executivos de grandes empresas sabemos que são cargos de grande responsabilidade e que precisam, muitas vezes, tomar decisões que envolvem riscos, possíveis perdas para a empresa e prejuízos a terceiros. A questão é que em diversos casos de danos ou ações judiciais o patrimônio pessoal do profissional pode ser prejudicado.

Poucos profissionais sabem, mas existe um seguro específico para o alto escalão das empresas. O Seguro de Responsabilidade Civil D&O (Directors & Officers) oferece a segurança do patrimônio das pessoas físicas que ocupam cargos com poder de gestão na empresa. Este seguro cobre a responsabilidade do profissional perante a sociedade, como:

  • Acusação por prática trabalhista indevida: assédio sexual no local de trabalho, discriminação, entre outras.
  • Cobertura de despesas de assistência jurídica: lucros e despesas processos extrajudiciais e administrativos.
  • Extensão de cobertura para entidades sem fins lucrativos: é estendida a garantia para os administradores que exercem posição de conselheiro, diretor ou qualquer cargo semelhante em entidades sem fins lucrativos.
  • Responsabilidade Solidária de Bens: as garantias são estendidas para os bens do cônjuge do segurado, na hipótese de prejuízo.
  • Cobertura automática para subsidiárias: garante automaticamente todos os executivos de empresas criadas e/ou adquiridas durante a vigência do seguro, até um determinado limite de ativos.
  • Herdeiros, representantes legais e de espólio: cobre a herança do segurado, em caso de acusações de ato danoso cometido pelo segurado, em caso de morte, incapacidade ou falência do segurado.

Portanto, o seguro D&O é a melhor opção para evitar que a empresa e seus executivos sofram os danos de ações e processos judiciais ou administrativos.

Se você exerce um cargo com grande responsabilidade dentro de uma empresa, não hesite em procurar um corretor de seguros habilitado e entender sobre esse produto que pode evitar grandes problemas futuros.