Confira o ranking das maiores redes de franquias do Brasil

seguralta-franquias
Pesquisa da ABF coloca a Seguralta entre as maiores redes por unidades do Brasil.


Um estudo revelou o perfil das maiores redes de franquias do Brasil e a Seguralta está entre elas. A pesquisa foi realizada pela ABF e
 reflete a evolução do sistema de franquias. Na visão de Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da entidade, “o perfil das 50 maiores marcas de franquias no Brasil mostra, mais uma vez, o grau de maturidade e evolução do franchising brasileiro, acompanhado e estimulado passo a passo pela Associação. São redes nacionais e estrangeiras consolidadas, capilarizadas, que servem de referência para o setor”.

 

Nesta pesquisa, foi aplicado o novo sistema de classificação dos segmentos do franchising, realizado com base em fontes de referência como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), entidades internacionais correlatas, universidades e institutos de pesquisa.

 

Um dos mais consolidados e, individualmente, o mais representativo, o segmento Alimentação domina a lista das 50 maiores redes de franquias no Brasil, com 36% das redes; a seguir estão os segmentos Serviços Educacionais, um dos precursores do franchising brasileiro, com 18% das marcas listadas; Moda, reconhecido pela criatividade, pesquisa e inovação, com 14% das redes, e Saúde, Beleza e Bem-Estar, que vem apresentando taxas expressivas de crescimento nos últimos anos, com 12% das marcas.

 

abf-perfil-franquias


De acordo com o levantamento, as lojas são o principal ponto comercial, adotado por 94% das 50 maiores marcas da ABF, e 6% correspondem aos demais formatos. Para Tieghi, “embora a diversificação de pontos de venda e estratégias multicanal venham crescendo, entre as 50 maiores a loja física possui um papel preponderante.

 

Especialmente no franchising, acreditamos que o local físico é um grande concretizador dos valores da marca, da experiência de consumo e do relacionamento com o cliente, por isso sua importância em um mundo cada vez mais digital”.

 

Projeções

Em 2017 a ABF projeta que o setor de franquias deve crescer de 7% a 9% em relação a 2016. Em termos de unidades, o setor prevê que tenha havido uma expansão de 3,1% em 2016, atingindo 142 mil unidades.

 

Ranking

Para elaborar o ranking, foi levado em consideração o número total de unidades que cada marca possui. A pesquisa considerou apenas as franqueadoras associadas à ABF – 1 300 redes, que representam 60% do faturamento do setor.

Confira aqui a lista das 50 maiores redes de franquias em operação no Brasil por número de unidades.

 

Fontes: ABFExameInfomoney.