5 atitudes do dia a dia que podem melhorar o meio ambiente

Atualmente observamos de perto as mudanças climáticas e, infelizmente, é apenas um dos efeitos colaterais do impacto negativo do homem no meio ambiente. Consumir é necessário, mas para evitar os impactos negativos na sociedade e meio ambiente no futuro, as pessoas precisam se conscientizar agora.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos.

Pensando nisso, separamos dicas simples para serem aplicadas no nosso cotidiano e que possuem um grande resultado positivo a longo prazo. Confira:

1ª – Plante árvores:

A vegetação diminui o índice de gases tóxicos na atmosfera quando realizam a fotossíntese, ajuda na manutenção da nossa biodiversidade, além de melhorar a qualidade do ar.

2ª – Economize água:

Para economizar água existem várias maneiras e você pode começar em casa: instalado chuveiros e descargas econômicas, economizando tempo no banho, acumulando roupas e louças para lavar de uma só vez, evitando o desperdício.

3ª – Economize energia elétrica:

Quando se economiza energia, indiretamente reduz a quantidade de água utilizada na demanda de produção de energia elétrica. Uma das alternativas é evitar usar eletrodomésticos por longos períodos e aproveitar a luz do sol.

4ª – Recicle o lixo:

Separar resíduos em casa como o papel, plástico, metal, vidro e lixo orgânico já é um grande passo e facilita o trabalho das empresas de coleta seletiva. Esta prática evita a degradação do solo e o número de dejetos que será despejado nos aterros será menor, pois terão a usina de compostagem como destino certo.

5ª – Utilize menos o carro:

Os veículos à gasolina são responsáveis por produzir 71,6 milhões de toneladas de CO2 por ano, no Brasil, por isso evite usar carro em situações desnecessárias. Andar a pé ou optar pela bicicleta são alternativas que não emitem gases tóxicos, além de fazer bem à saúde.

Adote estas pequenas atitudes no nosso dia a dia que ajudam a cuidar do nosso lar e que transformá-lo em um mundo melhor para as próximas gerações.